quinta-feira, 23 de junho de 2016

ANALFABETISMO FUNCIONAL: Quem são os culpados?

Nossos alunos leem, escrevem, mas não interpretam. 

- Quem são os responsáveis quando o educando se forma no ensino fundamental e médio sem desenvolver a capacidade de interpretar textos? Irei mais longe, infelizmente e ao mesmo tempo preocupante muitos alunos do ensino superior estão na mesma situação.

- Os responsáveis são os professores, as famílias ou os próprios educandos? Antes de procurarmos os culpados e as vítimas deste processo é necessário refletirmos acerca do assunto!!!

- Primeiro vamos aos velhos e conhecidos problemas educacionais: o descaso dos governantes para com a educação; os baixos salários dos professores; a ausência de políticas públicas; a ausência de interesse dos professores frente aos programas de capacitação docente; dentre outros.

- Em segundo lugar vale destacar a coleção de jargões aos quais os professores pronunciam sem ao menos considerar o sentido de seu significado no campo da educação, tais quais:

--- Relação Dialética;
--- Democracia;
--- Participação;
--- Processo Dialógico;
--- Decisão em Assembléia;
--- Interdisciplinaridade;
--- Transdisciplinaridade, dentre outros.

- Segundo Eunice Durhan, pesquisadora da USP, um dos pontos principais quando o assunto é o analfabetismo funcional é a falta de relação entre a teoria e a prática no fazer pedagógico.

- Mais de 50% dos nossos educandos são considerados analfabetos funcionais, será que eles possuem problemas de aprendizagem ou somos nós professores, que não estamos realizando bem o nosso trabalho em sala de aula?

- Na contemporaneidade devemos questionar o papel das instituições escolares e dos professores frente ao processo de aquisição dos conhecimentos e nos atentar as necessidades e potencialidades dos nossos educandos sem nos esquecer das nossas: sabemos planejar, avaliar.

- É muito importante buscarmos novas formas de estruturação do espaço pedagógico, num movimento de ação-reflexão-ação. 

- As contribuições de Davydov sobre o ensino desenvolvimental, sob as ideias fundamentais do pensamento teórico de Vygotsky são basicamente: 
-- Num bom processo de alfabetização devem ocorrer a interação entre sujeito-objeto no uso de mediações simbólicas (sistemas, esquemas, mapas, modelos), isto é, signos em sentido amplo que podem ser encontrados na cultura e na ciência são fortes aliados no ato de aprender.

- Neste sentido, (LIBÂNEO, 2004) nos diz que é necessário buscar um Ensino Desenvolvimental que é em síntese a tarefa de a escola contemporânea ensinar e orientar o educando no seu processo de aprendizagem tendo em vista a informação científica e qualquer outra, trabalhando no sentido da busca da premissa da descoberta, do desenvolvimento pela busca, pelo ensino que ensina a pensar e a problematizar, enfim, focar na reflexão destas e de outras questões de forma teórica e prática.

- É uma formação educativa integral que envolve a análise, a reflexão, a compreensão, a síntese, os conceitos teóricos, a generalização, o raciocínio teórico, o pensamento lógico, dentre outros, dos conteúdos e conhecimentos que são trabalhados no ambiente escolar.
  

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