domingo, 23 de abril de 2017

CAP. IV – A “máquina mercante” e as metamorfoses na educação RESUMO SAVIANI


2º PERÍODO: As ideias pedagógicas no Brasil entre 1759 e 1932: coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da pedagogia tradicional

CAPÍTULO IV – A “máquina mercante” e as metamorfoses na educação

Os jesuítas gerenciavam uma grande empresa moderna, conforme a lógica dos latinfúndios monocultores; em condições vantajosas, pois, além de contar com frequentes doações, com os favores reais e isenção de tarifas, desfrutavam da mão de obra gratuita dos índios reunidos em aldeamentos dirigidos pelos jesuítas.

Possuíam um imenso patrimônio – colégios, seminários e igrejas, casas de aluguel, terras de cultivo, fazendas, engenhos, currais e, como agentes produtores em todas essas propriedades, considerável número de escravos.

O quadro econômico descrito juntou-se a questão política das terras missionárias, quando as Coroas da Espanha e de Portugal se voltaram juntamente contra os jesuítas, estes se indispuseram contra as duas Coroas nos termos do Tratado de Madri.


Francisco Xavier de Mendonça Furtado, governador do estado do Grão-Pará e Maranhão descreve ao Marquês de Pombal em 21 de novembro de 1751 e relata que os padres empreendiam contra a liberdade dos índios; a posse dos bens situados; a venda de drogas, de carnes e couros, de peixes; e como se não bastassem tais denúncias, os jesuítas se recusavam a cumprir as bulas e ordens papais, assim como as determinações reais, resultando num conflito insolúvel com a Coroa Portuguesa, culminando na expulsão desses, decretado em 1759.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4ª ed. – Campinas, SP: Autores Associados, 2013. – (Coleção memória da educação)

sábado, 1 de abril de 2017

Traços da Personalidade - Desenho Humano - Os quatro tipos

Os Quatro Tipos

MANIFESTADOR * -Os Manifestadores são pessoas energéticas, são os verdadeiros iniciadores. Estão no mundo para manifestar, da comunicação à ação, e para isso precisam primeiro informar ao outro. ESTRATÉGIA: informar antes de agir.

GERADOR* - Os Geradores estão no mundo para gerar energia, para responder à vida. Precisam ser perguntados, questionados pelo outro (os), assim podem acessar sua verdade e responder de acordo com sua natureza. ESTRATÉGIA: esperar para responder. Não iniciar.

PROJETOR* - Os Projetores estão no mundo para guiar, são naturalmente capazes de guiar e trabalhar com a energia do outro(s). ESTRATÉGIA: esperar por convites especiais da vida: casamento, carreira, família, amor, etc. Não perseguir, não iniciar.

REFLETOR* - Os Refletores estão no mundo para descobrir quem realmente são através das experiências e da interação com o outro (s). Um Refletor não tem nenhuma definição, não tem centros ou canais definidos, não tem nada fixo em sua natureza que seja algo em que possa contar como seguro, como consistente. ESTRATÉGIA: esperar um ciclo completo da lua (28.5 dias) antes de tomar decisões importantes. Esta espera é o tempo necessário para o Refletor conhecer sua verdade, para então tomar a decisão correta de acordo com sua natureza.

Aos interessados, faço seu desenho humano. WhatsApp: 081995718328

http://www.desenhohumanobrasil.com.br/comunidade/biblioteca/osquatrotipos

Dicas para escrever o Relatório Psicopedagógico

DICAS PARA ESCREVER  RELATÓRIO PSICOPEDAGÓGICO O relatório psicopedagógico é diferente do relatório pedagógico em vários aspetos. O...