sábado, 9 de dezembro de 2017

A História Universal da Pedagogia e Suas Utopias


Como a Pedagogia pode fundamentar a prática docente?

Há várias armadilhas e contradições que revestem as práticas pedagógicas no contexto escolar, pois não é apenas uma responsabilidade pessoal de cada docente, mas um trabalho coletivo de pensar o contexto e recriar um modo de atuar sobre ele, numa dimensão pública-social-coletiva.

A tarefa do pedagogo é discutir-refletir e organizar as condições para que o ensino possa realizar-se de maneira adequada, com alunos aprendendo, buscando o conhecimento e com professores felizes e saudáveis.

A Pedagogia organiza uma direção de sentidos naqueles espaços onde a educação se realiza. Na ausência dessa direção mora o perigo de as crianças se educarem ao acaso, pela influência mais forte com professores soltos, isolados e perdidos.

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O coletivo é o motor da educação e dar os sentidos de direção é a função da Pedagogia.
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A educação em Sentido Lato é multidirecional pelo conjunto de influências que se exercem sobre o sujeito em todas as direções: para o bem ou para o mal.

É bom recorrermos à história da Pedagogia para alicerçarmos a nossa construção da subjetividade pedagógica, pouco estudada hoje nos Cursos de Pedagogia:


* Sócrates
 - Pai do ensino como diálogo: Nasceu em Atenas por volta de 469 a.c - método de aprender - maiêutica - arte do diálogo consiste em discutir com o outro, deixá-lo expressar suas ideias, fazendo-lhe ao mesmo tempo perguntas sobre o sentido das noções que utiliza.


* Comenius
 - Pai da Pedagogia Moderna: Nasceu na Holanda, em 1592 - 1670 - Método capaz de ensinar tudo a todos, trazendo à tona o problema essencial pedagógico: como, para que, o que e para quem ensinar? 
Recorre-se a Pedagogia.
Europa renascentista do século XVI e XVII - mesmo tempo de Lutero.


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O que é Pedagogia?

Prática social para organizar a educação em determinado tempo e espaço, refletindo sobre as finalidades e os meios mais adequados, buscando a cada momento compreender e transformar as práticas educativas de forma que atinjam as finalidades estabelecidas.


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* Rousseau
 - Pai da Pedagogia Contemporânea: Nasceu em Genebra, em 1712 - 1778, em pleno Século das Luzes - XVIII - a razão como protagonista da história: as artes, as ciências e as técnicas.

Põe a criança no centro da questão pedagógica e a política como fundamento da Pedagogia.

Obra pedagógica: Emílio;
Obra política: Controle Social;

Criou a teoria da criança, vendo-a com uma natureza específica e não como um adulto em miniatura.


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* Pestalozzi
 - Nasceu na Suiça, em 1746 - 1827 - Dewey: Nasceu nos Estados Unidos, em 1859 - 1952
Remanescências  na Pedagogia brasileira: Pais do pragmatismo.

Método Pestalozzi: Aprender fazendo em que a observação ocorre primeiro e depois a manipulação e a verbalização - cabeça, mãos e coração - demonstrações didáticas, vivências e aprender fazendo.


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* John Dewey
- A escola como uma comunidade em miniatura, um "sociedade embriônica" com natureza moral e social.


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*Anísio Teixeira 
- brasileiro, nasceu em 1900 - 1971: Signatário do Manifesto da Escola Nova (1932) - foi aluno e seguidor de Dewey, principal mentor do "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova".


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* Paulo Freire 
dispensa comentários, autor de vários livros que são referência a todos os pedagogos, como:

Pedagogia do oprimido
Educação como prática de liberdade
Comunicação ou extensão
Pedagogia da autonomia
Professora sim, Tia não

Postura inovadora e crítica frente a função social da escola, mediada pelo diálogo, valorização da cultura do aluno, vê a educação como forma política de transformar a sociedade.

Pedagogia Progressista Libertadora como resistência as práticas de dominação educacional.

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Por uma Pedagogia do Sujeito, o qual ensine para a liberdade e para a autonomia, preocupada com os valores que possibilitem a vivência em comum, a solidariedade e a diversidade. Essa construção implica a formação de homens conscientes e produtores de sua existência, inseridos em projetos coletivos, capazes de construir formas alternativas de vida e coexistência.

Que essa Pedagogia eduque para romper com a dissociação, a falta de comunicação entre cultura e economia, entre afeto e tecnologia e entre necessidade e desejo.


Bibliografia:

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia e prática docente. – 1ª ed. – São Paulo: Cortez, 2012.

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