Tendência do Pós-Vocálico /S/ em Concordâncias Nominais
Há maior tendência de supressão no /s/ pós-vocálico de morfemas plurais, por causa da concordância de seus determinantes com o núcleo dos sintagmas, ocorrendo em todo o contínuo de urbanização, desde o polo rural/urbano, até estilos mais monitorados.
Ocorre mais em flexões de palavras como:
aluno + s, lâmpada + s, coelho +s, amigo +s, brinquedo +s, homem +ns, tio +s, dentre outros.
Os aluno irão ao parque. (alunos)
As lâmpada estão apagadas. (lâmpadas)
Os coelho são brancos. (coelhos)
Os amigo estão brigados. (amigos)
Os brinquedo estão em cima da mesa. (brinquedos)
Os home estão comendo churrasquinho. (homens)
Os tio dele moram em Pernambuco. (tios)
Ocorre menos em flexões de palavras monomorfêmicas lexicais:
lápis, pires, Paris, atrás, dentre outros.
O lápis é preto.
O pires está em cima da pia.
Irei para Paris neste final de semana.
Ele está atrás da porta.
Nós, professores, fiquemos atentos quanto à produção oral e escrita do pós-vocálico /s/ em concordâncias no plural, pois nosso aluno tenderá a flexionar somente o primeiro elemento, que pode ser um artigo, um pronome possessivo, um pronome demonstrativo, dentre outros.
Mais exemplos:
Os amigo ...
Meus brinquedo ...
Aqueles home ...
Fiquemos atentos ainda a estes cinco casos a seguir:
1 - aluno +s, casa +s, minha +s - na flexão plural é acrescido o /s/;
2 - menor +es, ator +es - na flexão plural é acrescido um sílaba;
3 - rapaz +es, vez +es - é acrescido de uma sílaba, porém, no singular se confunde com o fonema silibante;
4 - hotel - hotéis, alemão - alemães, caminhão - caminhões - são chamados de plurais irregulares pela mudança maior na sílaba final;
5 - ovo +s, novo +s - há a marca do /s/ e mudança na vogal - metafonia.
Treine com seus alunos, peça que façam frases flexionando-as para o plural. Afinal, o aprendizado se realiza com prática e esmero:
O amigo ...
Meu brinquedo ...
Aquele homem ...
O professor ...
O aluno ...
O ator ...
O menor ...
O rapaz ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário