quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Quem é o Ser Humano?



Quem é o Ser Humano?
Segundo a Antropologia Filosófica, um ser multifacetado!!!

Um ser Material
Com vida vegetativa e corpórea, com matéria viva complexamente organizada sujeita as mesmas leis que governam outras matérias.

Um ser Racional
É capaz de refletir, emitir juízos, dominar e modificar a natureza, compreende a si mesmo e as coisas que o cercam.

Um ser Psíquico
Um ser único, com singularidade própria e caminha em qualquer direção com independência, necessita de afeto, compreensão, aceitação, auto-estima e respeito, possui sentimentos superiores e age no intuito de superar limites do meio físico e cultural.

Um ser Social e Político
A sociabilidade é algo inerente ao ser humano por meio de sua linguagem.
Como ser político, porque governa com estratégia o destino de sua polis (cidade), criando normas e padrões de conduta e buscando uma convivência harmoniosa.

Um ser Práxis
É consciente, livre, responsável, inova e renova sua existência pessoal e coletiva, intervindo na história e fundamentado-se pela racionalidade, intencionalidade e consciência.

Um ser Livre
Suas livres escolhas e decisões estão acima do mero agir e existir por causa de sua racionalidade, que o leva a compreender a relação de causa e efeito, ação e reação, livre arbítrio, determinismo absoluto e liberdade situada.

Um ser Ético e Estético
No campo ético, ato de valorar nunca termina e perpassa muitos questionamentos, devo acusar aquele que tenta me subornar? Posso desobedecer a ordem de um superior legal? Posso mentir a meu próximo?
No campo estético, é constantemente atraído pelo que é belo, experimenta emoções, se enfeita, cria a moda e faz objetos (Jóias e acessórios) sem qualquer finalidade, mas apenas para se deleitar e se contentar.

Um ser Finito
Sua vida tem início, meio e fim - é um ser-para-a-morte.

Um ser perfectível
Não se contenta com aquilo que é ou com o que possui e busca sempre a perfeição e o absoluto (principalmente pela religião)

Um ser Inacabado
Aspira o infinito e deseja alcançá-lo, é insatisfeito com o que conquista e sempre busca a satisfação a partir dos novos objetivos que se deseja alcançar.


Para refletirmos:

Qual a função social da escola
Dentre todas as funções que se pode atribuir à escola, pode-se elencar o educar e o instruir.
Como educar o ser humano, quais as estratégias de planejamento podemos alçar para alcançarmos os objetivos propostos nos respectivos currículos escolares e planos de aula com vistas a formá-lo de maneira integral


Referência: SOUZA, Sônia M.ª. R. de. Um outro olhar: Filosofia. São Paulo: FTD, 1995.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dicas para escrever o Relatório Psicopedagógico

DICAS PARA ESCREVER  RELATÓRIO PSICOPEDAGÓGICO O relatório psicopedagógico é diferente do relatório pedagógico em vários aspetos. O...