sábado, 14 de maio de 2016

A RELAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA EDUCACIONAL

- Desde a década de 80 vários estudos tem suscitado esta questão intrigante.
- A prática pedagógica é uma dimensão da prática social e para tanto deve levar em consideração a realidade concreta em que a escola se insere, este é um passo inicial importante - o contexto social.
- Teoria e prática não existem isoladamente.

Segundo o dicionário Wikipédia, a palavra teoria vem do grego e significa (Oewpía), o conhecimento descritivo puramente racional, ação de contemplar, examinar e observar. 

- REFLEXÃO: Há quem diga que prática é prática e teoria é teoria; pois eu diria que quem diz "Filho de peixe, peixinho é", faz da teoria a prática.

Candau e Lelis (1989) nos incita a pensar e repensar a relação teórico-prática educativa ...

- Basicamente, existem duas divisões da relação teórico-prática educacional: A Visão dicotômica e Visão de Unidade.
A primeira é em síntese a separação ou predominância de uma sobre a outra e a segunda é em síntese uma unidade indissolúvel, assegurada pela relação simultânea e recíproca, de autonomia e dependência de uma em relação a outra.

- Dentro da Visão dicotômica existem duas subdivisões: Associativa e Dissociativa
A visão associativa diz que a teoria e prática são pólos separados, mas não opostos. A visão dissociativa da relação teoria e prática diz que são componentes isolados e opostos.

- Intervenções na prática educacional: Infelizmente a teoria é vista como um conjunto de verdades absolutas e universais esvaziadas da prática propriamente dita.

- Daí resultam as possibilidades da prática pedagógica repetitiva e prática pedagógica reflexiva.
 Faremos esta discussão no fórum da semana que vem.

Que todos tenham uma leitura proveitosa do tema proposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dicas para escrever o Relatório Psicopedagógico

DICAS PARA ESCREVER  RELATÓRIO PSICOPEDAGÓGICO O relatório psicopedagógico é diferente do relatório pedagógico em vários aspetos. O...