domingo, 12 de março de 2017

CAP. I – Colonização e educação - RESUMO SAVIANI.


1º Período: As ideias pedagógicas no Brasil entre 1549 e 1759 – Monopólio da vertente religiosa da pedagogia tradicional

Cap. 1: Colonização e educação

Chegada dos portugueses no Brasil em 1500.

Dom João III, rei de Portugal, nomeou para a função de Governo Geral do Brasil, Tomé de Souza, chegando ao Brasil em 1549 e trazendo os primeiros jesuítas – grupo formado por quatro padres e dois irmãos chefiados por Manoel de Nóbrega.

Considera-se o início da história da educação brasileira, o ano de 1549, porque eles criaram escolas e instituíram colégios e seminários por diversas regiões do território a partir deste grupo de jesuítas que chegara ao Brasil.

O processo de colonização articula dialeticamente três momentos representados pela colonização propriamente dita: a exploração e a posse da terra, subjugando os seus habitantes, os íncolas; a educação enquanto processo de aculturação e inculcação nos colonizados das práticas, técnicas, símbolos e valores próprios dos colonizadores; e a catequese, entendida como a difusão dos princípios religiosos e a conversão dos colonizados à religião dos colonizadores.

Em verdade a emergência da educação como fenômeno de aculturação tinha na catequese sua ideia-força claramente formulado no Regimento de Dom João III, de 1549, implementadas na colônia brasileira pelo primeiro Governo Geral.

Segundo Saviani, a educação colonial no Brasil compreende etapas distintas:

1ª etapa: O período heroico – de 1549 quando chegam os primeiros jesuítas no Brasil até a morte do padre Manuel de Nóbrega, em 1570. Saviani considera que este período se estende até a morte de Anchieta, em 1597 e a promulgação do Ratio Studiorum¸ em 1599.
2ª etapa: de (1599 - 1759) – marcada pela organização e consolidação da educação jesuítica centrada no Ratio Studiorum.

3ª etapa: de (1759 – 1808) – corresponde a fase pombalina, que inaugura o segundo período da história das ideias pedagógicas no Brasil.


SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4ª ed. – Campinas, SP: Autores Associados, 2013. – (Coleção memória da educação)


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