Há uma grande massa de informações que compõe toda a história das ideias pedagógicas do Brasil desde o início, considerando o período de 1549 até 2001. Segundo o autor, o objetivo foi compor uma visão de conjunto da história da educação brasileira para auxiliar os professores no trabalho pedagógico. Para isso, a evolução do pensamento pedagógico a partir da identificação, classificação e periodização das principais concepções educacionais desde a sua origem até os dias atuais.
Para
tanto, é necessário a consciência da historicidade humana, isto é, a percepção
de que o presente se enraiza no passado e se projeta no futuro. Segundo
Saviani, não podemos compreender radicalmente o presente se não compreendermos
as suas raízes, o que implica o estudo de sua gênese.
O
método de pesquisa é a historiográfica, utiliza a periodização dos eventos – o
tempo curto dos acontecimentos; o caráter educacional nos marcos de período – o
tempo médio das conjunturas; a mediação para entendermos seu processo global –
o tempo longo das estruturas. Isso implica em atingir um certo nível de
generalidade em um corte de tempo, até porque, tal recorte se guiou via
parâmetro político, abordando a educação nos períodos colonial, imperial e na
república.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4ª ed. – Campinas, SP: Autores Associados, 2013. – (Coleção memória da educação)
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