terça-feira, 18 de julho de 2017

Divertida Mente - Sentimentos em Conflito



Conflitos de Sentimentos

Com a mudança para uma nova cidade, as emoçoes de Riley, que tem apenas 11 anos de idade, ficam extremamente agitadas. Uma confusão na sala de controle do seu cérebro deixa a Alegria e a Tristeza de fora, afetando a vida de Riley radicalmente.

Os principais personagens do filme são:

Medo
Raiva
Alegria
Tristeza
Nojenta


Ainda aparecem outros personagens, como a Imaginação e o Monstro de seu Inconsciente


O psicólogo dos sentimentos - Henri Wallon (1879-1962)


Wallon recorreu a outros campos de conhecimento para aprofundar a explicação dos fatores de desenvolvimento (neurologia, psicopatologia, antropologia, psicologia animal), considerando que não é possível selecionar um único aspecto do ser humano e ver o desenvolvimento nos vários campos funcionais nos quais se distribui a atividade infantil (afetivo, motor e cognitivo).

Wallon reconstruiu o seu modelo de análise ao pensar no desenvolvimento humano, estudando-o a partir do desenvolvimento psíquico da criança.

Conflitos se instalam nesse processo e são de origem exógena quando resultantes dos desencontros entre as ações da criança e o ambiente exterior, estruturado pelos adultos e pela cultura e endógenos e quando gerados pelos efeitos da maturação nervosa.



Razão X Emoção
Cognição X Conflitos

Wallon enfatiza o papel da emoção no desenvolvimento humano, pois, todo o contato que a criança estabelece com as pessoas que cuidam dela desde o nascimento são feitos de emoções e não apenas cognições. São quatro os elementos básicos que estão o tempo todo em comunicação: 

afetividade, emoções, movimento e formação do eu

Afetividade – possui papel fundamental no desenvolvimento da pessoa, pois é por meio dela que o ser humano demonstra seus desejos e vontades. As transformações fisiológicas de uma criança revelam importantes traços de caráter e personalidade.  

Emoções – é altamente orgânica, ajuda o ser humano a se conhecer. A raiva, o medo, a tristeza, a alegria e os sentimentos mais profundos possuem uma função de grande relevância no relacionamento da criança com o meio. 

Movimento – refere-se às emoções da organização dos espaços para se movimentarem. Deste modo, a motricidade tem um caráter pedagógico tanto pela qualidade do gesto e do movimento, quanto pela maneira com que ele é representado. 

Formação do eu – a construção do eu depende essencialmente do outro. Com maior ênfase a partir de quando a criança começa a vivenciar a “crise de oposição”, na qual a negação do outro funciona como uma espécie de instrumento de descoberta de si própria.


O Trailer do Filme: "Divertida Mente"

http://videos.disney.com.br/ver/divertida-mente-trailer-2-51326b27f1a8f8430241987d

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