domingo, 9 de julho de 2017

Metáfora - O Silêncio como Sabedoria Maior




Metáfora Nietzschiana

Segundo o filósofo Friedrich Nietzsche, existem cinco tipos de pessoas comparáveis quanto a sua personalidade de Ser-Estar-Sentir e Agir no mundo. 

Afirma que uma delas é sábia por excelência, qual você acredita ser o mais sábio dentre esses cinco "animais da natureza", segundo a metáfora?

Camelo

Tigre

Dragão

Criança

Vaca


Camelo: é o que "carrega" sobre si o "peso". Aqui o "carrega" vem do verbo carregar e pode significar levar o peso, que por sua vez podem ser situações, problemas, pessoas, enfim. Claro que em momentos da vida "carregamos", mas aqui estamos nos extremos, é uma metáfora reflexiva.

Tigre: é o "revoltado" com tudo a sua volta. Aqui o termo "revoltado" vem do verbo revoltar-se e pode significar também irar-se com tudo a sua volta, com situações, problemas, pessoas, enfim. Claro que em momentos da vida nos revoltamos, mas aqui estamos nos extremos.

Dragão: é uma mescla, um híbrido daquele que "carrega" e também se "revolta". Dispensa comentários.

Criança: é o estado inventivo, de novidade de vida, de ingenuidade e de relações puras, momento criativo, do despertar para as novas experiências da vida.

Vaca: é o animal mais sábio da natureza segundo Nietzsche e sabe por quê? Porque pratica a sabedoria, a maior de todas elas, "o silêncio" por meio da "ruminação". Geralmente a vaca come a grama verde e esta volta a sua boca, quando fica por horas mastigando e mastigando em "silêncio".

Que possamos ser durante a nossa vida, principalmente nos momentos em que se exigir de nós o "silêncio", como vacas ruminadoras de um momento existencial muitas vezes não tão agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dicas para escrever o Relatório Psicopedagógico

DICAS PARA ESCREVER  RELATÓRIO PSICOPEDAGÓGICO O relatório psicopedagógico é diferente do relatório pedagógico em vários aspetos. O...