Howard Gardner (Scranton, Pensilvânia, 11 de julho de 1943)
- É professor, psicólogo, professor catedrático, neurologista, é um psicólogo cognitivo e educacional estado-unidense, ligado à Universidade de Harvard e conhecido em especial pela sua teoria das inteligências múltiplas;
- De acordo com Gardner, autor da teoria das "Inteligências múltiplas": "a inteligência é (...) a capacidade de responder a itens em testes de inteligência". Os testes psicométricos consideram que existe uma inteligência geral, nos quais os seres humanos diferem uns dos outros, que é denominada "g", ao qual crítica.
Gardner considerou oito inteligências e "meia" em sua teoria das "Inteligências Múltiplas":
. Inteligência Linguística
. Inteligência Musical
. Inteligência Lógica-Matemática
. Inteligência Visual-Espacial
. Inteligência Corporal-Cinestésica
. Inteligência Interpessoal
. Inteligência Intrapessoal
. Inteligência Naturalista
. Inteligência Existencialista ou Supranatural - "Meia Inteligência"
- De acordo com Gardner, autor da teoria das "Inteligências múltiplas": "a inteligência é (...) a capacidade de responder a itens em testes de inteligência". Os testes psicométricos consideram que existe uma inteligência geral, nos quais os seres humanos diferem uns dos outros, que é denominada "g", ao qual crítica.
Gardner considerou oito inteligências e "meia" em sua teoria das "Inteligências Múltiplas":
. Inteligência Linguística
. Inteligência Musical
. Inteligência Lógica-Matemática
. Inteligência Visual-Espacial
. Inteligência Corporal-Cinestésica
. Inteligência Interpessoal
. Inteligência Intrapessoal
. Inteligência Naturalista
. Inteligência Existencialista ou Supranatural - "Meia Inteligência"
Para (Relvas, 2010, p. 81), foram
observados em moças e rapazes em propostas para solucionar problemas:
MOÇAS
|
Tenderam
a realizar melhor testes de rapidez perceptiva, a fim de indentificar
rapidamente os itens que combinam.
Ex.:
escolha de pares.
|
Lembraram
com facilidade objetos que foram deslocados de uma determinada série.
|
Boa
influência no registro de cores, fluência verbal onde deveriam começar
palavras com mesma letra.
|
Realizaram
melhor as tarefas de precisão manual, as que envolvem coordenação motora
fina, como colocar os pinos nos furos de uma tábua.
|
As meninas
realizaram melhor do que os rapazes os testes de cálculo matemático.
|
RAPAZES
|
Realizaram
melhor tarefas espaciais, no que diz respeito a rotação mental de um objeto
ou manipulação de uma certa maneira, como imaginar um objeto tridimensional
girando.
|
Determinaram
onde os furos feitos em uma folha de papel dobrada cairiam, quando o papel
fosse desdobrado.
|
São
melhores e precisos nas habilidades motoras para atingir um alvo.
|
Foram melhores
nos testes em que tiveram que encontrar uma forma simples, quando escondida
no meio de uma figura mais complexa.
|
Foram
melhores nos testes de raciocínio matemático.
|
- Propostas que podem contribuir com o desenvolvimento do educando:
HABILIDADES
|
Os estudantes gostam de (...)
|
Os professores podem fazer (...)
|
Naturalista
|
Passar tempo
no ar livre, observar, colecionar plantas, pedras, animais, perceber a
natureza.
|
Utilizar o
espaço fora da sala de aula, ter plantas e animais na sala, conduzir
experiências de ciências, criar área de natureza.
|
Linguística
|
Contar histórias,
trocadilhos, adivinhações, jogos de palavras, criar poemas.
|
Criar projetos
de leitura e escrita, ajudar os alunos a preparar discursos, despertar para
os debates, palavras cruzadas.
|
Musical
|
Escutar e
tocar instrumentos, relacionar ritmo, rimas. Criar tons.
|
Reescrever
letras de músicas para ensinar conceito, ensinar história por meio da música.
|
Lógico-matemática
|
Trabalhar
com números, adivinhar coisas e analisando situações, saber como as coisas
funcionam, exibir precisão em resolver problemas.
|
Usar jogos
de estratégias, usar objetos concretos, gravar informações em gráfico,
estabelecer linhas de tempo e espaço, mapas.
|
Cinestésico
|
Jogar esportes
e ser ativo, usar corpo, arte, dança, representar mímicas.
|
Proporcionar
atividades de movimento.
|
Espacial
|
Rabiscar,
pintar, desenhar ou criar representações tridimensionais, trabalhar com
quebra-cabeça, completar labirintos, montar e desmontar coisas.
|
Desenhar mapas
e labirintos, conduzir atividade de visualização.
|
Intrapessoal
|
Controlar
os próprios sentimentos e humores, estabelecer metas pessoais, aprender a
escuta, utilizar habilidade metacognitiva.
|
Permitir o
trabalho no ritmo de cada um, designar projetos individuais e direcionados,
estabelecer metas, oferecer oportunidades de receberem feedback um dos outros, envolver em projetos de reflexão.
|
Interpessoal
|
Curtir amigos,
liderar, meditar, dividir, entrar em consenso, trabalhar como um membro de um
time efetivo.
|
Utilizar aprendizagem
cooperativa, passar projetos em grupo e em duplas, criar situações nas quais
troquem informações.
|
(Relvas, 2010, p. 104)
Bibliografia:
RELVAS, Marta Pires. Neurociência e educação: potencialidades
dos gêneros humanos na sala de aula. 2ª ed. – Rio de Janeiro: Wak Ed.,
2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário