sábado, 27 de janeiro de 2018

Processos de Autoria de Pensamento



PROCESSOS DE AUTORIA DE PENSAMENTO


Supõe diferenciação, agressividade saúdavel, "re-volta íntima" - a possibilidade de reencontrar o outro. Acesso a nós mesmos.

A era pós-moderna nos coloca numa posição de rompimento com as tradições herdadas há séculos, em três paradigmas:

O saber
A capacidade de pensar
O poder


Há diferenças suscetíveis entre o impensável, o não-pensável e o não-pensado.
O impensável nos impõe o obstáculos pelos limites do que é "real".
O não-pensável parte de um obstáculo subjetivo. Em nossa sociedade há muitos não-pensáveis. É desses que a psicopedagogia se ocupa, num âmbito social e individual.
Já o não-pensado, surgem de expressão como "tenho que deixar de pensar e começar a fazer" (pensar em como mudar) ou "fiquei paralisado pensando" (não pensou ou busca fazê-lo).


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AUTORIA DE PENSAMENTO X NEGAÇÃO INTRÍNSECA


Negação Lógica - "O livro não é um caderno".
Negação como mecanismo de defesa - "Não vá pensar que eu estou zangado com você" (aqui o "não" está a serviço do "estar zangado" do ato de pensar.


Em que condições a pulsão rechaçante passa a ser negatividade simbolizante?

Rechaço (rejet) - próprio da pulsão (Ausstossung ou Verwerfung) - desligamento próprio da mesma pulsão.
Negatividade (interna ao juízo) - própria do pensamento, supõe a permissão para utilizar a agressividade saudável de nossa potência criativa.


OBSERVAÇÃO: 
Para o navegante de um barco, existe algo pior que a tempestade: a calmaria que a precede. A ausência de ventos.


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AUTORIA DE PENSAMENTO X AGRESSIVIDADE


A quantos alunos está proibido derrubar os conhecimentos de outros usando sua agressividade quando esta é a única forma de ter a sua capacidade de construir conhecimentos!!!

Diferencio agressividade de agressão patógena

A agressividade supõe mediação e abertura ao espaço simbólico, pode estar a serviço da autoria de pensamento, um quantum de agressividade é requerido ao indivíduo, faz parte do impulso para conhecer.
A agressão como atuação agressiva, supõe o bloqueio do espaço de criatividade e autoria e dificulta a possibilidade de pensar.

Aprender é, em muitos sentidos, como alimentar-se.
Um momento decisivo para as crianças é quando começam a crescer os dentes. Os "dentes" em relação a aprendizagem, também são imprescindíveis: a agressividade sadia e necessária.


ATENÇÃO PROFESSORES:

- Nossa função está mais próxima da serpente do Paraíso: tentar o conhecimento. 
- Tentar no duplo sentido (assistir, cuidar) e de tentação. Ainda que ao conhecimento de nossos limites, de nossa finitude e de nossa necessidade do outro para sobreviver.

- Saímos do Paraíso, é certo. Perdemos a felicidade eterna. O profeta indica o caminho, o professor não!!!

Existirá felicidade sem o conhecimento?
"O conhecimento nos fará livres e com a liberdade podemos tentar ser felizes"


Bibliografia:

FERNÁNDEZ, Alícia. O saber em jogo: a psicopedagogia propiciando autorias de pensamento.  Cap. 6 - Autoria de Pensar. [Tradução: Neusa Kern Hickel.] - Porto Alegre: Artmed Ed., 2001.

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