INFORME
DE DEVOLUÇÃO DIAGNÓSTICA PSICOPEDAGÓGICA
O resguardo ético do indivíduo e de sua
família deve merecer atenção. O laudo ou informativo tem como finalidade
resumir as conclusões a que se chegou na busca de respostas às perguntas
iniciais que motivaram o diagnóstico.
Utilizo um pequeno roteiro, que sofre
modificações necessárias, conforme o caso em questão. É apenas um guia, e não
um formulário a ser preenchido. Essa
síntese, em sua redação, independe da sequência em que foram coletados os
dados.
Informe Psicopedagógico
Motivação da Avaliação
– Encaminhamento
É necessário se relatar a queixa na
visão da família e da escola, quando for o caso. Caracterizar o encaminhamento
feito para um diagnóstico psicopedagógico pela escola, pediatra, neurologista,
psicólogo e outros.
Período de Avaliação e
número de Sessões
Ao definir o período de avaliação,
delimita-se a época do ano letivo em que foi feita, a sua extensão, as
interrupções ocorridas e suas causas.
Instrumentos Usados
Relata-se o tipo de sessão usada
(lúdica, familiar, EOCA, dramatização, etc.), os diferentes testes e seus
objetivos, bem como as diferentes entrevistas.
Analisar os Resultados
nas Diferentes Áreas: Pedagógica; Cognitiva; Afetivo-social; Corporal.
Procura-se fazer um relato descritivo de
cada área, podendo incluir ou não resultados de teste, trechos, e exemplos de
produção do paciente, transcrição de fala, etc. a profundidade dos detalhes
colocados dependerá do objetivo do laudo.
Dinâmica familiar: relação entre seus
membros, papéis exercidos, comunicação
familiar do indivíduo e do paciente. Por exemplo:
Pais analfabetos valorizam a
aprendizagem como meio de ascensão social, estimulando sempre o trabalho
escolar de X, impedindo-o de faltar às aulas;
Pais analfabetos, conformados com a situação em que
vivem, consideram o filho “burro que nem nós”, sem nenhuma valorização à
escola;
Pais de nível universitário,
altamente exigentes quanto
a produção escolar de X, realizam cobrança de modo muito
rígido, deixando X muito ansioso nas provas.
Na
área corporal é, importante
situar o uso
do corpo em
situações diversas, aspectos de
normalidade, aspectos de psicomotricidade, etc.
Síntese dos Resultados
– Hipótese Diagnóstica
É a resposta mais direta a questão
inicial levada pela queixa. Faz-se uma
síntese do que foi analisado no item anterior, estabelecendo-se as relações
entre diferentes áreas em relação ao motivo da avaliação. Esse item é uma
reelaboração dos dados e suas interligações, de modo a ter uma visão global do
paciente ante a questão da aprendizagem e/ou produção escolar.
Prognóstico
Relata-se a hipótese final sobre o
estado futuro do indivíduo em relação ao momento do diagnóstico. É uma visão
condicional, baseada no que pode acontecer a partir das recomendações e
indicações. Se necessário pode-se fazer referência a indicadores, como, por
exemplo, atitude altamente colaboradora, riqueza de expressão simbólica, bom
nível intelectual, pedido de ajuda expressa nos testes projetivos, etc.
Recomendações e
Indicações
Sintetizam-se aqui as orientações dadas
aos pais e à escola: troca de turma ou de escola, forma de posicionar o indivíduo
em sala de aula, modo de lidar com ele em casa e na escola, reformulação de
exigências, atribuição de responsabilidades, revelação de fatos, etc. as
indicações de atendimentos a serem feitas, seja de psicopedagogia,
fonoaudiologia, psicoterapia, etc.
Observações: Acréscimo
de Dados Conforme casos Especiais
Exemplos:
Alguns dados da história de vida;
Postura do indivíduo durante a avaliação;
Recorte de sessões ou testagem;
Recorte da dinâmica familiar;
Interferências durante o processo;
Interrupções;
Síntese do sistema escolar. Análise
mais detalhada do tipo de escola
(metodologia, exigências, etc.).
Atenciosamente,
[Local
e data ]
Psicopedagoga(o)
BIBLIOGRAFIA:
OLIVEIRA, Daliane. Modelos de documentos psicopedagógicos. 1ª ed. Online. PsiquEasy, 2018.
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