INFORME DE
DEVOLUÇÃO
A título de socialização das
informações segue abaixo o informe, resultante da análise e avaliação do paciente/aprendente___________________________________________________.
Foi encaminhado para avaliação psicopedagógica pela Escola/Pai ou Responsável ________________________________________________.
O encaminhamento psicopedagógico, partiu da queixa de que o paciente/aprendente
em questão apresenta limitações pelas atividades escolares, principalmente na ____________________________________________,
apresenta ainda dificuldade no ______________________________________________________________.
Apesar da queixa relatada, o paciente/aprendente mostra __________________________________,
é _____________________________________________, precisando de estímulos e de
recursos pedagógicos adequados para desenvolver suas habilidades ________________________________.
A avaliação se deu no período de _____/_____/_____ a _____/_____/______,
com dois encontros semanais com duração de ______ minutos de análise
diagnóstica.
No diagnóstico
foram utilizados os seguintes recursos avaliativos:
Encontro com a professora;
Entrevista com a direção da escola;
E.O.C.A;
Verificação de algumas atividades pedagógicas;
Desenhos projetivos: casa, família, árvore;
Testes de psicomotricidade: posição no espaço, relações espaciais e coordenação visual;
Provas operatórias: Conservação de pequenos conjuntos discretos de
elementos, conservação da matéria e
seriação de palitos;
Provas projetivas: quebra-cabeça, incluindo,
os desenhos projetivos;
Anamnese: Realizada com a mãe do paciente/aprendente.
Foi possível constatar que ....
No aspecto corporal, ...
Na área cognitiva detectaram-se, ...
Possuí dificuldades quanto à ...
No
nível afetivo-social, ...
No aspecto pedagógico apresenta ...
O paciente/aprendente traz um histórico de ...
Inadequação pedagógica por um modelo de aprendizagem ...
Portanto quanto às recomendações necessárias ao seu desenvolvimento,
considera-se:
1) Técnicas pedagógicas que viabilizem a
re-significação das primeiras modalidades de aprendizagem.
2) Atividades de escrita e leitura para que haja
construção das hipóteses linguísticas que possa ser elaboradas com segurança.
3) Troca de professora, afim de que os vínculos
afetivos com os elementos da aprendizagem possam ser estabelecidos.
4) Trabalho pedagógico que considere a
singularidade do sujeito dentro do grupo e valorize seu conhecimento de mundo,
realizado a partir de um planejamento flexível com objetivos claros e
estratégia metodológica criativa e desafiadora que combine os diferentes
estilos de aprendizagem; seja visual ou auditivo.
5) Sugerimos a intervenção psicopedagógica
clínica de apoio, bem como acompanhamento psicológico para trabalhar o
afetivo-social referente à carência paterna.
Coloco-me a disposição para outros esclarecimentos.
Atenciosamente,
[Local/Dia/Ano ]
____________________________________________________
Psicopedagoga (o)
BIBLIOGRAFIA:
OLIVEIRA, Daliane. Modelos de documentos psicopedagógicos. 1ª ed. Online. PsiquEasy, 2018.
otimo relatorio
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