Aspectos
Históricos da Psicopedagogia
Os primeiros Centros
Psicopedagógicos foram fundados na Europa, em 1946, por J Boutonier e George
Mauco, com direção médica e pedagógica;
George Mauco, fundador do primeiro centro
médico psicopedagógico na França.
CONTEXTO DO PÓS-2ª GUERRA
MUNDIAL
-
Da Europa para a Argentina e
depois para o Brasil
A corrente européia
influenciou significativamente a Argentina – principais psicopedagogos: Alicia
Fernández, Jorge Visca, (dentre outros);
Chegou ao Brasil, na década
de 70, cujas dificuldades de aprendizagem eram associadas a uma disfunção
neurológica denominada de disfunção cerebral mínima (DCM), virou moda
neste período.
Um dos nomes de prestígio aqui no Brasil é João Beauclair
-
Professor argentino Jorge
Visca difundiu a psicopedagógica no Brasil em Três linhas da
Psicologia:
Escola de Genebra - Psicogenética de Piaget
(cognitivismo);
Escola Psicanalítica - Freud (sujeitos com igual
nível cognitivo e distintos investimentos afetivos em relação a um objeto
aprenderão de forma diferente), e;
A Escola de Psicologia
Social de Enrique Pichon Rivière (paridade do cognitivo e afetivo em dois sujeitos de
distinta cultura, devido às influências que sofreram por seus meios
sócio-culturais).
-
Onde atua o Psicopedagogo?
Psic. Institucional
Psic. Clínico
Psic. Hospitalar
Psic. Empresarial
Há críticos da área que diz
haver somente uma área, A Psicopedagogia;
Já em Portugal, por exemplo,
há a Psicopedagogia da Infância, do Adolescente, do Adulto e da Velhice
(Terceira Idade)
-
CICLO DAS AÇÕES
PSICOPEDAGÓGICAS
PLANEJAMENTO – ASSESSORIA – DIAGNÓSTICO
TRATAMENTO – INTERVENÇÕES
Trabalho Multidisciplinar
-
Na Instituição (...) “Administra
ansiedades”
Identificar os obstáculos dos processos de
aprendizagem;
Superar a fragmentação de
conhecimentos e implantar recursos preventivos;
Análise do discurso, das atitudes e codificação
dos sintomas – processo de investigação
- Ajudar os professores,
auxiliando-os a elaborar o plano de aula para que os alunos aprendam;
- Ajudar na elaboração do
projeto pedagógico (PPP’s);
- Orientar os professores
para agir em sala de aula, àquele aluno com dificuldades de aprendizagem;
- Realizar um diagnóstico
institucional para averiguar possíveis problemas pedagógicos;
- conversar com os pais
para fornecer orientações;
- encaminhar o aluno para
um profissional (psicopedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo etc) a partir de
avaliações psicopedagógicos;
- auxiliar a direção da
escola para que os profissionais da instituição possam ter um bom
relacionamento entre si;
- Conversar com a criança
ou adolescente quando este precisar de orientação.
-
Na Clínica (...) “Reelabora
o processo de aprendizagem”
Trabalho
Assistencial/Remediativo/Curativo - envolve intervenção, diagnóstico,
tratamento/assessoria e acompanhamento da aprendizagem
Conversa com os
Pais/realização da Anamnese, de dinâmicas
Primeiros Passos da Atuação
Clínica
Combinar em entrevista
inicial com os pais ou responsáveis sobre o contrato de horários,
quantidades de sessões, honorários, dinâmicas e sobre a importância da
freqüência e da presença e demais ações das intervenções psicopedagógicas.
*Contrato Psicopedagógico
Clínico
*Estrutura da Anamnese
psicopedagógica –
Dados
Pessoais; Queixas; Histórico de Vida – Concepção; Amamentação – Eliminação; Evolução
Psicomotora – Fala – Sono; História Clínica, da Família; Estimulação –
Situações Negativas Vivenciadas pela Criança; História da Família Ampliada e
História Escolar.
Tentar sair da armadilha
familiar (dos possíveis culpados) para investigar o que está implícito na
problemática da aprendizagem – os sintomas, os conflitos, a possível cura;
-
Outros
instrumentos podem ser usados para o “Diagnóstico Clínico” (...)
Provas operatórias (Piaget);
Provas projetivas
(desenhos);
Dramatização e Espelhamento;
Contação de estórias; e,
Material psicopedagógico
para que demonstre a aprendizagem, (etc...).
-
Movimento de Luta para a
profissionalização da Psicopedagogia enquanto tal
Organização dos Psicopedagogos no Brasil
Associação Brasileira de
Psicopedagogia (ABPp): –Criada em 1986, em São Paulo, é responsável pela
elaboração do Código de Ética da Psicopedagogia.
http://www.abpp.com.br/documentos_referencias_codigo_etica.html
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