segunda-feira, 9 de abril de 2018

Fundamentos da Psicopedagogia

Aspectos Históricos da Psicopedagogia

  Os primeiros Centros Psicopedagógicos foram fundados na Europa, em 1946, por J Boutonier e George Mauco, com direção médica e pedagógica;

   George Mauco, fundador do primeiro centro médico psicopedagógico na França.
CONTEXTO DO PÓS-2ª GUERRA MUNDIAL
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Da Europa para a Argentina e depois para o Brasil

  A corrente européia influenciou significativamente a Argentina – principais psicopedagogos: Alicia Fernández, Jorge Visca, (dentre outros);

  Chegou ao Brasil, na década de 70, cujas dificuldades de aprendizagem eram associadas a uma disfunção neurológica denominada de disfunção cerebral mínima (DCM), virou moda neste período. 
Um dos nomes de prestígio aqui no Brasil é João Beauclair
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Professor argentino Jorge Visca difundiu a psicopedagógica no Brasil em Três linhas da Psicologia:

  Escola de Genebra - Psicogenética de Piaget (cognitivismo);
  Escola Psicanalítica - Freud (sujeitos com igual nível cognitivo e distintos investimentos afetivos em relação a um objeto aprenderão de forma diferente), e;
  A Escola de Psicologia Social de Enrique Pichon Rivière (paridade do cognitivo e afetivo em dois sujeitos de distinta cultura, devido às influências que sofreram por seus meios sócio-culturais).
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Onde atua o Psicopedagogo?

  Psic. Institucional
  Psic. Clínico
  Psic. Hospitalar
  Psic. Empresarial

Há críticos da área que diz haver somente uma área, A Psicopedagogia;

Já em Portugal, por exemplo, há a Psicopedagogia da Infância, do Adolescente, do Adulto e da Velhice (Terceira Idade)
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CICLO DAS AÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS
PLANEJAMENTO – ASSESSORIA – DIAGNÓSTICO
TRATAMENTO – INTERVENÇÕES
Trabalho Multidisciplinar
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Na Instituição (...) “Administra ansiedades”

  Identificar os obstáculos dos processos de aprendizagem;
  Superar a fragmentação de conhecimentos e implantar recursos preventivos;
  Análise do discurso, das atitudes e codificação dos sintomas – processo de investigação
  - Ajudar os professores, auxiliando-os a elaborar o plano de aula para que os alunos aprendam;
  - Ajudar na elaboração do projeto pedagógico (PPP’s);
  - Orientar os professores para agir em sala de aula, àquele aluno com dificuldades de aprendizagem;
  - Realizar um diagnóstico institucional para averiguar possíveis problemas pedagógicos;
  - conversar com os pais para fornecer orientações;
  - encaminhar o aluno para um profissional (psicopedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo etc) a partir de avaliações psicopedagógicos;
  - auxiliar a direção da escola para que os profissionais da instituição possam ter um bom relacionamento entre si;
  - Conversar com a criança ou adolescente quando este precisar de orientação.
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Na Clínica (...) “Reelabora o processo de aprendizagem”

  Trabalho Assistencial/Remediativo/Curativo - envolve intervenção, diagnóstico, tratamento/assessoria e acompanhamento da aprendizagem

Conversa com os Pais/realização da Anamnese, de dinâmicas

Primeiros Passos da Atuação Clínica
Combinar em entrevista inicial com os pais ou responsáveis sobre o contrato de horários, quantidades de sessões, honorários, dinâmicas e sobre a importância da freqüência e da presença e demais ações das intervenções psicopedagógicas.

*Contrato Psicopedagógico Clínico

*Estrutura da Anamnese psicopedagógica –
  Dados Pessoais; Queixas; Histórico de Vida – Concepção; Amamentação – Eliminação; Evolução Psicomotora – Fala – Sono; História Clínica, da Família; Estimulação – Situações Negativas Vivenciadas pela Criança; História da Família Ampliada e História Escolar.

  Tentar sair da armadilha familiar (dos possíveis culpados) para investigar o que está implícito na problemática da aprendizagem – os sintomas, os conflitos, a possível cura;
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Outros instrumentos podem ser usados para o “Diagnóstico Clínico” (...)

  Provas operatórias (Piaget);
  Provas projetivas (desenhos);
  Dramatização e Espelhamento;
  Contação de estórias; e,
  Material psicopedagógico para que demonstre a aprendizagem, (etc...).
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Movimento de Luta para a profissionalização da Psicopedagogia enquanto tal
Organização dos  Psicopedagogos no Brasil

  Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp): –Criada em 1986, em São Paulo, é responsável pela elaboração do Código de Ética da Psicopedagogia.

http://www.abpp.com.br/documentos_referencias_codigo_etica.html

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