O Tempo do Olhar
Se o primeiro olhar é dirigido a quem olha,
as questões seguintes seriam quem olha o que,
quem olha quem, como e porquê do olhar.
O fato de meu olhar convergir
para determinada direção, indica que ele
é preparado antes de ser direcionado.
Há um tempo de espera entre minha intenção
e o ato de olhar.
Olho buscando interagir,
interar, integrar e nesse ato entregar-me.
O tempo do olhar é único,
assim como a interação ocorre num
momento único.
Ao dirigir meu olhar a um aluno devo
considerar o tempo de espera,
avaliando a intenção do meu olhar.
Minha atitude revela-se em meu olhar,
inquiridor ou inquisidor. Posso olhar para criticá-lo
ou para com ele aprender.
Depende da forma como olho posso
acolher meu aluno ou afastá-lo.
Posso, com minha atitude no olhar,
conquistá-lo, despertando sua curiosidade
de interrogar-me, aprender comigo.
O olhar dele também pode
provocar em mim curiosidade,
interesse, predispondo-me, assim,
a com ele aprender.
Na convergência de olhares há interação,
com ela aprendizagem - momento único e definitivo,
instante de transcendência, capaz
de recuperar momentaneamente todas as
intencionalidades latentes e por nascer.
Fazenda, Ivani (2000)
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