segunda-feira, 2 de abril de 2018

O Tempo do Olhar


O Tempo do Olhar

Se o primeiro olhar é dirigido a quem olha,
as questões seguintes seriam quem olha o que,
quem olha quem, como e porquê do olhar.

O fato de meu olhar convergir
para determinada direção, indica que ele
é preparado antes de ser direcionado.

Há um tempo de espera entre minha intenção
e o ato de olhar.

Olho buscando interagir,
interar, integrar e nesse ato entregar-me.

O tempo do olhar é único,
assim como a interação ocorre num
momento único.

Ao dirigir meu olhar a um aluno devo
considerar o tempo de espera,
avaliando a intenção do meu olhar.

Minha atitude revela-se em meu olhar,
inquiridor ou inquisidor. Posso olhar para criticá-lo 
ou para com ele aprender.

Depende da forma como olho posso 
acolher meu aluno ou afastá-lo.

Posso, com minha atitude no olhar,
conquistá-lo, despertando sua curiosidade
de interrogar-me, aprender comigo.

O olhar dele também pode
provocar em mim curiosidade,
interesse, predispondo-me, assim,
a com ele aprender.

Na convergência de olhares há interação,
com ela aprendizagem - momento único e definitivo,
instante de transcendência, capaz
de recuperar momentaneamente todas as
intencionalidades latentes e por nascer.


Fazenda, Ivani (2000)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dicas para escrever o Relatório Psicopedagógico

DICAS PARA ESCREVER  RELATÓRIO PSICOPEDAGÓGICO O relatório psicopedagógico é diferente do relatório pedagógico em vários aspetos. O...