Pensamento Utópico e Aprendizagem
A utopia possui uma função social educativa
porque é uma forma de se colocar contra todas as manifestações de violência,
nos preparando para o que é preciso fazer
Para as necessárias reformas,
nos organizando em um espaço diferente,
onde busca-se criar o novo,
o alternativo,
a ação e reflexão criativa que busque o amanhã,
o que pode vir a ser realidade.
A palavra utopia significa "em nenhum lugar" (u-topos)
e possui uma conotação positiva, de algo
"que ainda não é, mas que poderá vir a ser".
Na escola, é necessário que possamos
refletir sobre as possibilidades de construção do que ainda não foi feito, construído.
Ao afirmarmos que o pensamento utópico
possui uma função educativa,
podemos reforçar a tese que inúmeros educadores -
dentre eles Paulo Freire é o maior exemplo -
defendem: analisar, pensar criticamente o passado
faz com que a compreensão do presente fique
mais organizada e isso, por sua vez,
possibilita o surgimento de novas perspectivas para o futuro.
Desse forma, a utopia faz com que tenhamos possibilidades
de escapar da violência, adequando os tempos históricos,
"passado, presente e futuro"
às novas formas de organização mental
que porventura surjam em espaços de mudança.
Sendo a educação instrumento essencial
para a transformação, a mudança,
é indispensável que tenhamos
consciência da importância do pensamento utópico
como propulsor de nosso trabalho cotidiano.
João Beauclair.
Direitos Humanos na prática pedagógica: (...) 2002
Nenhum comentário:
Postar um comentário