Compreensão e Interpretação de Texto
COMPREENSÃO
O que é ... É
a análise do que está escrito no texto, a compreensão das frases e ideias
presentes. (Ideia principal do texto)
A compreensão de texto significa decodificá-lo para
entender o que foi dito. É a análise objetiva e a assimilação das palavras e
ideias presentes no texto.
As
expressões que geralmente se relacionam com a compreensão são:
Segundo o texto…; De acordo com o
autor…; No texto…; O texto informa que... O autor sugere…
INTERPRETAÇÃO
O que é ... É o que podemos concluir sobre o que está escrito no
texto. É o modo como interpretamos o conteúdo.
Essa análise ocorre de modo
subjetivo, e são relacionadas com a dedução do leitor.
Neste, deve identificar (reconhecer o elementos fundamentais de uma argumentação);
Comparar (descobrir situações do texto); Comentar (relacionar com uma
realidade, opinando a respeito); Resumir (concentrar as ideias centrais e
secundárias em um só parágrafo) e parafrasear (reescrever com outras palavras).
Na
interpretação de texto, as expressões geralmente utilizadas são:
Diante do que foi exposto, podemos
concluir…; Infere-se do texto que…; O texto nos permite deduzir que…; Conclui-se
do texto que...; O texto possibilita o entendimento de...
Ex.:
“O Homem unido” – Paráfrases – A integração do mundo; A integração da
humanidade; A união do homem; Homem + Homem= mundo; A macacada se uniu (sátira)
Roteiro para interpretar textos
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Erros Comuns
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Ler atentamente e procurar as ideias centrais;
Interpretar as palavras desconhecidas através do
contexto;
Reconhecer os argumentos;
Sublinhar os exemplos;
Fazer uma segunda leitura atenta;
Evite responder de cabeça;
Se preferir, faça anotações e esquematize o texto.
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Extrapolação (viagem);
Redução (oposto da extrapolação);
Contradição – ideias contrárias a do texto
(internalize as ideias do autor e ponha-se no lugar dele).
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Tipos de Textos
Dissertação (exposição de opiniões fundamentadas em argumentos e
raciocínio);
Narração (discorrer sobre um fato, um acontecimento) – personagem, tempo, ambiente, narrador – 1ª
ou 3ª pessoa e enredo – encadeamento das ações;
Descrição (retrato verbal do que vemos ou sentimos) – geralmente
encontramos trechos narrativos e dissertativos inseridos.
EXERCÍCIOS
Os
cientistas já não têm dúvidas de que as temperaturas médias estão subindo em
toda a Terra. Se a atividade humana está por trás disso é uma questão ainda em
aberto, mas as mais claras evidências do fenômeno estão no
derretimento das geleiras. Nos últimos cinco anos, o fotógrafo americano James
Balog acompanhou as consequências das mudanças climáticas nas grandes massas de
gelo. Suas andanças lhe renderam um livro, que reúne 200 fotografias, publicado
recentemente. Icebergs partidos ao meio e lagos recém-formados
pela água derretida das calotas de gelo são exemplos. Esse derretimento
é sazonal. O gelo volta nas estações frias − mas muitas vezes em
quantidade menor, e por menos tempo. Há três meses um relatório da Nasa,
feito a partir de imagens de satélites, mostrou que boa parte da
superfície de gelo da Groenlândia foi parcialmente derretida − transformada em
uma espécie de lama de neve − em um tempo recorde desde os primeiros registros,
feitos trinta anos atrás. Outro relatório, elaborado pela National Snow
and Ice Data Center, mostra que o gelo do Ártico, durante o verão do
hemisfério norte, teve a maior taxa de derretimento da história, superando
o recorde anterior, de 2007. Nem sempre, porém, menos gelo significa más
notícias. A alta da temperatura na Groenlândia permitiu a volta da criação
de gado leiteiro e o cultivo de vários tipos de vegetais, como batata e
brócolis. Além disso, o derretimento do gelo no Ártico vai permitir a
exploração de reservas de petróleo e abrir novas rotas de navegação. O que
se vê nas fotos de James Balog é um mundo em transformação.
Percebe-se claramente no texto
A - a necessidade do
desenvolvimento da agropecuária em uma região carente de recursos, submetida a
condições de temperatura excessivamente baixa.
B - a ocorrência de
fenômenos naturais que confirmam plenamente as análises de cientistas sobre as
consequências da presença do homem em algumas regiões da Terra.
C - a
importância das imagens obtidas por satélites, que permitem observação mais
eficaz de fenômenos naturais ocorridos em regiões distantes, muitas vezes
inacessíveis.
D - o papel fundamental dos
relatórios feitos com base em estudos científicos, que propõem medidas de
contenção do derretimento de geleiras em todo o mundo.
E - o emprego de recursos
auxiliares, como o oferecido pela fotografia, nos estudos voltados para a
preservação das belezas naturais existentes no mundo todo.
O último parágrafo do texto expressa
A - as previsões alarmistas que, ao considerarem os
dados resultantes das pesquisas sobre o aquecimento global, vêm confirmar os
riscos de destruição do planeta.
B - a possibilidade de
destruição total de uma vasta região do planeta, pondo em risco a sobrevivência
humana, por escassez de água e de alimentos.
C - as conclusões dos
cientistas a respeito das evidências do atual aquecimento mais rápido do
planeta, fenômeno que prejudica a agricultura nas regiões polares.
D - um
posicionamento otimista quanto às consequências de um fenômeno que, em
princípio, é visto como catastrófico para o futuro do planeta.
E - uma opinião pouco
favorável à exploração econômica, ainda inicial, de uma das regiões mais frias
do planeta, coberta por geleiras.
De acordo com o texto
A - o ritmo acelerado de
derretimento alerta para a necessidade de controle da presença humana em
algumas regiões, evitando-se que as geleiras desapareçam completamente.
B - os benefícios econômicos
trazidos pelo derretimento da calota polar são indiscutivelmente superiores ao
dano produzido pelo aumento de temperatura na região.
C - as fotografias, que
mostram principalmente a beleza da região polar, atestam que nem sempre o
aquecimento terrestre traz consequências danosas à natureza.
D - as imagens gravadas em
fotos recentes são utilizadas pelos pesquisadores para confirmar as razões do
desaparecimento de geleiras na região polar.
E - os
sinais de aquecimento do planeta têm sido evidentes em algumas regiões, mas
ainda não há conclusões científicas seguras a respeito das causas desse
aquecimento.
Gabaritos: C,D e E
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