Questões Para Discussão
Qual a
leitura que podemos fazer dos (...) Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997); de (PIAGET,
1978); (KAMII, 2002); e (SMOLE, 2000).
Novas formas de construir novos olhares sobre a Educação Matemática em
Paulo Freire, num paradigma que se constitua em educador – educando em
oposição à professor – aluno, sob a égide da “Educação Progressista
Libertadora”
Dicas de
Leitura:
(Pedagogia
do Oprimido, 1968);
(Extensão ou Comunicação, 1969);
(Pedagogia da Autonomia, 1996).
(Extensão ou Comunicação, 1969);
(Pedagogia da Autonomia, 1996).
Em Piaget
(1896 – 1980), que foi biólogo, psicólogo e epistêmico francês, diz de forma
oportuna que o estágio de desenvolvimento pré-operatório, intuitivo,
simbólico (de dois a sete anos) – fase
da representação e do pensamento
lógico-matemático - “É uma construção, e resulta da ação mental
da criança sobre o mundo [...] não é inerente ao objeto; ele é construído a
partir das relações que a criança elabora na sua atividade de pensar o mundo
[...] como o conhecimento físico, ele também é construído a partir das ações
sobre os objetos.” (Piaget, 1978)
-
Já
os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s 1997) dizem que (...)
A aquisição de competências básicas necessárias
ao cidadão e não apenas voltadas para a preparação de estudos posteriores;
Importância do desempenho de um papel ativo do
aluno na construção do seu conhecimento;
Ênfase na resolução de problemas, na
exploração da Matemática a partir dos problemas vividos no cotidiano.
Importância
de se trabalhar de forma ampla com elementos de estatística, probabilidade e
combinatória para atender à demanda sócio-cultural;
Necessidade
de levar os alunos a compreenderem a importância do uso da tecnologia e a
acompanharem sua permanente renovação. (BRASIL, 1997, p.22).
O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO
INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL (SÉRIES INICIAIS)
Utilização
de materiais concretos;
Não há fórmula pronta para
o trabalho com a educação matemática;
Valorização dos conhecimentos prévios
e o ritmo sempre será diferente de uma turma a outra.
A matemática na Educação Infantil
Importância
aos Jogos Infantis
(0 – 3
anos) – Orientações didáticas são a Contagem oral, Noção espacial e
Manipulação de objetos.
São
relacionadas à resolução de problemas como marcar pontos de jogos;
Mostrar a
idade a partir dos dedos das mãos;
Observar e diferenciar
cores e formas geométricas;
Manusear
pequena quantidade de dinheiro, (dentre outros).
-
(4 - 6 anos) - Orientações Didáticas e
Curriculares
Grandezas e Medidas Comparação
de grandezas; introdução ao estudo de medida de comprimento, tempo, massa e
volume; e a utilização de unidades convencionais e não-convencionais;
Operações -
Geralmente as crianças desenvolvem a noção de cálculo usando os dedos,
palitinhos, bolinhas, ou qualquer meio concreto que estabeleça relação com a
quantidade e o número;
Espaço e Forma - a
representação que a criança tem do mundo visual a partir de suas percepções com
espaço, figura e formas (SMOLE, 2000).
Manuseio de
blocos lógicos, jogos de encaixe, dão noções da forma, bem como de volume.
-
Ensino Fundamental – Primeiro Ciclo
Usar materiais concretos como palitos,
tampinhas de garrafa, moedas, como blocos lógicos, ábaco, material dourado
(dentre outros);
Desenvolver
habilidades para o trabalho aritmético, compreendendo a linguagem matemática e
o raciocínio lógico;
O papel do
professor é importante nas resoluções de problema – Mediação
Primeiro Ciclo Fundamental – 1º ao 5º
ano
Conteúdos Conceituais e
Procedimentais
Números
Naturais e Sistema de Numeração Decimal;
Operações
com Números Naturais;
Espaço e
Forma;
Grandezas e
Medidas;
Tratamento
da Informação. (PCN’s, 1997)
Conteúdos Atitudinais (BRASIL, 1998,
p. 228)
- Desenvolvimento de atitudes favoráveis para a
aprendizagem;
- Confiança na própria capacidade para elaborar
estratégias pessoais;
- Valorização da troca de experiências com seus
pares;
- Sensibilidade pela observação das formas
geométricas na natureza, nas artes, nas edificações.
-
Segundo Ciclo Fundamental – 6º ao 9º
ano
Desenvolvimento da linguagem matemática
e do pensamento lógico;
Compreender regularidades e
propriedades numéricas, geométricas e métricas;
Ampliar o significado do número
natural pelo seu uso em situações problemas;
Interpretar e produzir escritas
numéricas, considerando as regras do sistema de numeração decimal.
Conteúdos Conceituais e
Procedimentais
Números
Naturais, Sistema de Numeração Decimal e Números Racionais;
Operações
com Números Naturais e Racionais;
Espaço e
Forma;
Grandezas e
Medidas;
Tratamento
da Informação. (BRASIL, 1998, p. 228)
Conteúdos Atitudinais
Confiança em suas
possibilidades para propor e resolver problemas;
Segurança na defesa de seus
argumentos e flexibilidade para modificá-los;
Interesse na leitura de tabelas
e gráficos como forma de obter informações. (BRASIL, 1998, p. 228)
-
Como Avaliar em Matemática?
Senso Comum (...): arme,
resolva , efetue, entre outras;
-
Estamos proporcionando o desenvolvimento integral do educando?
Problemas
práticos;
Atitude
constante de investigação;
Formação de
alunos críticos, autônomos e reflexivos;
O âmbito
individual e coletivo;
Inserção no
Projeto Político Pedagógico.
-
OUTROS
MÉTODOS: NOVOS DESAFIOS E A INTERDISCIPLINARIDADE
Temas
Transversais X Diversidade de Conteúdos;
Como abordar a ética, Orientação Sexual, Meio Ambiente, Saúde,
Pluralidade Cultural, Direitos Humanos, Inclusão Social, Tecnologia, Economia e
Consumo numa aula de matemática?
Tendências atuais
dos conhecimentos estatísticos através de gráficos e tabelas (...)
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