terça-feira, 6 de março de 2018

Fundamentos Teóricos e Metodológicos em Matemática



Questões Para Discussão

Qual a leitura que podemos fazer dos (...) Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997); de (PIAGET, 1978); (KAMII, 2002); e (SMOLE, 2000).

Novas formas de construir novos olhares sobre a Educação Matemática em Paulo Freire, num paradigma que se constitua em educador – educando em oposição à professor – aluno, sob a égide da “Educação Progressista Libertadora”

Dicas de Leitura:
(Pedagogia do Oprimido, 1968);
(Extensão ou Comunicação, 1969);
 (Pedagogia da Autonomia, 1996).

  Em Piaget (1896 – 1980), que foi biólogo, psicólogo e epistêmico francês, diz de forma oportuna que o estágio de desenvolvimento pré-operatório, intuitivo, simbólico (de dois a sete anos) – fase da representação e do pensamento lógico-matemático - “É uma construção, e resulta da ação mental da criança sobre o mundo [...] não é inerente ao objeto; ele é construído a partir das relações que a criança elabora na sua atividade de pensar o mundo [...] como o conhecimento físico, ele também é construído a partir das ações sobre os objetos.” (Piaget, 1978)

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  Já os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s 1997) dizem que (...)

  A aquisição de competências básicas necessárias ao cidadão e não apenas voltadas para a preparação de estudos posteriores;
  Importância do desempenho de um papel ativo do aluno na construção do seu conhecimento; 
  Ênfase na resolução de problemas, na exploração da Matemática a partir dos problemas vividos no cotidiano.
  Importância de se trabalhar de forma ampla com elementos de estatística, probabilidade e combinatória para atender à demanda sócio-cultural; 
  Necessidade de levar os alunos a compreenderem a importância do uso da tecnologia e a acompanharem sua permanente renovação. (BRASIL, 1997, p.22).


O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL (SÉRIES INICIAIS)

  Utilização de materiais concretos;
  Não há fórmula pronta para o trabalho com a educação matemática;
  Valorização dos conhecimentos prévios e o ritmo sempre será diferente de uma turma a outra.

  A matemática na Educação Infantil

Importância aos Jogos Infantis
  (0 – 3 anos) – Orientações didáticas são a Contagem oral, Noção espacial e Manipulação de objetos.
São relacionadas à resolução de problemas como marcar pontos de jogos;
Mostrar a idade a partir dos dedos das mãos;
Observar e diferenciar cores e formas geométricas;
Manusear pequena quantidade de dinheiro, (dentre outros).

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 (4 - 6 anos) - Orientações Didáticas e Curriculares
  Grandezas e Medidas Comparação de grandezas; introdução ao estudo de medida de comprimento, tempo, massa e volume; e a utilização de unidades convencionais e não-convencionais;
  Operações - Geralmente as crianças desenvolvem a noção de cálculo usando os dedos, palitinhos, bolinhas, ou qualquer meio concreto que estabeleça relação com a quantidade e o número;
  Espaço e Forma - a representação que a criança tem do mundo visual a partir de suas percepções com espaço, figura e formas (SMOLE,  2000).
Manuseio de blocos lógicos, jogos de encaixe, dão noções da forma, bem como de volume.

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Ensino Fundamental – Primeiro Ciclo

Usar materiais concretos como palitos, tampinhas de garrafa, moedas, como blocos lógicos, ábaco, material dourado (dentre outros);
Desenvolver habilidades para o trabalho aritmético, compreendendo a linguagem matemática e o raciocínio lógico;
O papel do professor é importante nas resoluções de problema – Mediação

Primeiro Ciclo Fundamental – 1º ao 5º ano
Conteúdos Conceituais e Procedimentais

  Números Naturais e Sistema de Numeração Decimal;
  Operações com Números Naturais;
  Espaço e Forma;
  Grandezas e Medidas;
  Tratamento da Informação. (PCN’s, 1997)

Conteúdos Atitudinais (BRASIL, 1998, p. 228)

  • Desenvolvimento de atitudes favoráveis para a aprendizagem;
  • Confiança na própria capacidade para elaborar estratégias pessoais;
  • Valorização da troca de experiências com seus pares;
  • Sensibilidade pela observação das formas geométricas na natureza, nas artes, nas edificações.
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Segundo Ciclo Fundamental – 6º ao 9º ano

  Desenvolvimento da linguagem matemática e do pensamento lógico;
  Compreender regularidades e propriedades numéricas, geométricas e métricas;
  Ampliar o significado do número natural pelo seu uso em situações problemas;
  Interpretar e produzir escritas numéricas, considerando as regras do sistema de numeração decimal.

Conteúdos Conceituais e Procedimentais

  Números Naturais, Sistema de Numeração Decimal e Números Racionais;
  Operações com Números Naturais e Racionais;
  Espaço e Forma;
  Grandezas e Medidas;
  Tratamento da Informação. (BRASIL, 1998, p. 228)

Conteúdos Atitudinais

  Confiança em suas possibilidades para propor e resolver problemas;
  Segurança na defesa de seus argumentos e flexibilidade para modificá-los;
  Interesse na leitura de tabelas e gráficos como forma de obter informações. (BRASIL, 1998, p. 228)

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Como Avaliar em Matemática?

Senso Comum (...): arme, resolva , efetue, entre outras;
-          Estamos proporcionando o desenvolvimento integral do educando?
  Problemas práticos;
  Atitude constante de investigação;
  Formação de alunos críticos, autônomos e reflexivos;
  O âmbito individual e coletivo;
  Inserção no Projeto Político Pedagógico.
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OUTROS MÉTODOS: NOVOS DESAFIOS E A INTERDISCIPLINARIDADE

Temas Transversais X Diversidade de Conteúdos;
  Como abordar a ética, Orientação Sexual, Meio Ambiente, Saúde, Pluralidade Cultural, Direitos Humanos, Inclusão Social, Tecnologia, Economia e Consumo numa aula de matemática?
Tendências atuais dos conhecimentos estatísticos através de gráficos e tabelas (...)

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