quarta-feira, 14 de março de 2018

Morfologia - Práticas de Língua Portuguesa


Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis: conceito, classificação e cargo


Em linguística, Morfologia é o estudo da estrutura, da formação e da classificação das palavras. A peculiaridade da morfologia é estudar as palavras olhando para elas isoladamente e não dentro da sua participação na frase ou período. A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais.

São elas: Substantivo, Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Preposição, Conjunção e Interjeição.

Substantivo
Tudo o que existe é ser e cada ser tem um nome, é a classe gramatical de palavras variáveis - lugares: Alemanha, Porto Alegre...; - sentimentos: raiva, amor...; - estados: alegria, tristeza...

Artigo
Artigos Definidos - Determinam os substantivos de maneira precisa: o, a, os, as.
Artigos Indefinidos - Determinam os substantivos de maneira vaga: um, uma, uns, umas.

Adjetivo
É a palavra que expressa uma qualidade ou característica do ser e se "encaixa" diretamente ao lado de um substantivo. - brasileiro, escuro, magro, cômico; luso-brasileiro, castanho-escuro, amarelo-canário;  belo, bom, feliz,  puro; belíssimo, bondoso, magrelo.

Numeral
Numeral é a palavra que indica os seres em termos numéricos. – Ex.: Os quatro últimos ingressos foram vendidos há pouco. - [quatro: numeral = atributo numérico de "ingresso"]

Pronome
Pronome é a palavra que se usa em lugar do nome, ou a ele se refere, ou ainda, que acompanha o nome qualificando-o de alguma forma. – Ex.: A moça era mesmo bonita. Ela morava nos meus sonhos!; A moça que morava nos meus sonhos era mesmo bonita!; Essa moça morava nos meus sonhos!;
Minha carteira estava vazia quando eu fui assaltada - [minha/eu: pronomes de 1ª pessoa = aquele que fala];
Tua carteira estava vazia quando tu foste assaltada? [tua/tu: pronomes de 2ª pessoa = aquele a quem se fala];
A carteira dela estava vazia quando ela foi assaltada. [dela/ela: pronomes de 3ª pessoa = aquele de quem se fala].
 ATENÇÃO: “ESTE, ESSE E AQUELE”.

Verbo
É a classe de palavras que se flexiona em pessoa, número, tempo, modo e voz. Pode indicar, entre outros processos: ação (correr); estado (ficar); fenômeno (chover); ocorrência (nascer);desejo (querer).
Radical: é a parte invariável, que expressa o significado essencial do verbo. Por exemplo: fal-ei; fal-ava; fal-am. (radical fal-)
Tema: é o radical seguido da vogal temática que indica a conjugação a que pertence o verbo. Por exemplo: fala-r

São três as conjugações:
1ª - Vogal Temática - A - (falar)
2ª - Vogal Temática - E - (vender)
3ª - Vogal Temática - I - (partir)


Advérbio (palavras invariáveis)
Compare estes exemplos:
O ônibus chegou.
O ônibus chegou ontem.
A palavra ontem acrescentou ao verbo chegou uma circunstância de tempo: ontem é um advérbio.

Marcos jogou bem.
Marcos jogou muito bem.
A palavra muito intensificou o sentido do advérbio bemmuito, aqui, é um advérbio.

A criança é linda.
A criança é muito linda.
A palavra muito intensificou a qualidade contida no adjetivo lindamuito, nessa frase, é um advérbio.


Preposição (palavras invariáveis)
Preposição é a palavra que estabelece uma relação entre dois ou mais termos da oração.
As preposições simples são as preposições essenciais para criar uma frase com o verbo transitivo indiretoa, ante, após, até, com, contra, de, desde, durante, em, entre, para, perante, por, salvo, segundo, sem, sob, sobre, trás.

Os amigos de João estranharam o seu modo de vestir.
amigos de João / modo de vestir: elementos ligados por preposição.
de: preposição
hora das refeições é sagrada. - Ela esperou com entusiasmo aquele breve passeio. - Alguém passou por aqui.

Conjunção (palavras invariáveis)
(...) que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração.
A menina segurou a boneca e mostrou quando viu as amiguinhas.
Gosto de natação e de futebol.

Interjeição (palavras invariáveis)
Interjeição é a palavra invariável que exprime emoções, sensações, estados de espírito, ou que procura agir sobre o interlocutor, levando-o a adotar certo comportamento sem que, para isso, seja necessário fazer uso de estruturas linguísticas mais elaboradas.
Droga! Preste atenção quando eu estou falando!
AiAiAi! Machuquei meu pé...
Ah, como eu queria voltar a ser criança!
Hum! Esse pudim estava maravilhoso!
Puxa! Ganhei o maior prêmio do sorteio! - tom da fala: euforia
Puxa! Hoje não foi meu dia de sorte! - tom da fala: decepção

Em se tratando delas, das classes gramaticais, um dos aspectos que lhes são inerentes diz respeito à flexão e não flexão das palavras, iremos falar um pouco mais acerca das palavras variáveis e das palavras invariáveis.

Cabe, portanto, ressaltar que as palavras variáveis são aquelas que sofrem variações em sua forma, o que resulta nas chamadas desinências nominais de gênero e de número, bem como nas desinências verbais, de modo, tempo,  número e pessoa.

Dessa forma, nada melhor que analisarmos alguns exemplos, tornando nosso aprendizado ainda mais efetivo: desinências nominais;

Exemplos:
Ele é um menino esperto.
– gênero masculino, o que nos permite concluir que há a ausência de desinência.
Ela é uma garota esperta.
– Constatamos agora o gênero feminino e a desinência “a”.
Mário é um rapaz educado.
– Em se tratando do número, afirmamos ser tal elemento demarcado no singular, bem como constatamos a ausência de desinência.
Eles são uns rapazes educados.
– constatamos se tratar de um número plural associado à presença da desinência “s”.

Agora, referindo-nos às desinências verbais, constata-se que elas são representadas pelas desinências de modo e tempo (DMT) e pelas desinências de número e pessoa (DNP). Observemos então o exemplo que segue:

Estávamos com muita saudade de todos vocês.
- va – DMT - desinência modo-temporal indicando o pretérito imperfeito do modo indicativo.
- mos – DNP – desinência número-pessoal indicando a primeira pessoa do plural (nós).

Para completar nossos estudos acerca do caso em questão cumpre afirmar que palavras invariáveis, como nos revela o próprio nome, são aquelas que não sofrem flexão nenhuma, demarcadas pelos advérbios, preposições, conjunções e interjeições.

EXERCÍCIOS

1 - A frase em que há erro quanto ao emprego do pronome lhe é:
a) Nunca lhe diria mentira.
b) Ter-lhe-iam falado a meu respeito?
c) Louvemos-lhe, porque ele o merece.
d) De Fernando só lhe conhecia a fama.
e) Sei que não lhe agrada essa conversa.
Comentário: O uso do pronome oblíquo “lhe” é de ordem regencial. Esse pronome é substituto dos objetos indiretos, ou seja, dos complementos que possuem preposição. Já os pronomes “o”, “a”, “os”, “as” são substitutos dos objetos diretos. Nessa questão, a letra C é a correta, pois o verbo “louvar” é transitivo direto, portanto, não pode ter seu objeto substituído pelo “lhe”.

2 - Marque a opção em que a forma pronominal utilizada está INCORRETA.
a) É difícil, para mim, praticar certos exercícios físicos.
b) Ainda existem muitas coisas importantes para eu fazer.
c) Os chinelos da aposentadoria não são para ti.
d) Quando a aposentadoria chegou, eu caí em si.
e) Para tu não teres aborrecimentos, evita o excesso de velocidade.
Comentário: O pronome reflexivo indica que o sujeito pratica e recebe a ação. No caso da questão 2, a opção D está incorreta, pois o pronome que deveria ser utilizado é o “MIM”, já que a oração está na primeira pessoa do singular. O pronome reflexivo “SI” é referente à 3ª pessoa do singular. Portanto, se a frase fosse “Ele caiu em si”, estaria correto.

3 - Em “O casal de índios levou-os à sua aldeia, que estava deserta, onde ofereceu frutas aos convidados”, temos:
a) dois pronomes possessivos e dois pronomes pessoais.
b) um pronome pessoal, um pronome possessivo e dois pronomes relativos
c) dois pronomes pessoais e dois pronomes relativos.
d) um pronome pessoal, um pronome possessivo, um pronome relativo e um pronome interrogativo.
e) dois pronomes possessivos e dois pronomes relativos.
Comentário: Temos um pronome pessoal oblíquo átono em “levou-os”; um pronome possessivo “sua”; e dois pronomes relativos “que” e “onde”. Portanto, a opção certa é a B.
4 - Complete com os pronomes e indique a opção correta, dentre as indicadas abaixo:
1. De repente, deu-lhe um livro para ………. ler.
2. De repente, deu um livro para ………. .
3. Nada mais há entre ………. e você.
4. Sempre houve entendimentos entre ………. e ti.
5. José, espere vou ………. .
a) ele, mim, eu, eu, consigo
b) ela, eu, mim, eu, contigo
c) ela, mim, mim, mim, com você
d) ela, mim, eu, eu, consigo
e) ela, mim, eu, mim, contigo
Comentário: Nessa questão é necessário saber que, após uma preposição, devemos usar os pronomes oblíquos tônicos (mim, comigo, ti, contigo, ele, ela, nós, conosco, vós, convosco, eles, elas). Por isso, esses pronomes exercem função sintática de objeto indireto da oração. No entanto, há construções em que a preposição que antecede o pronome também introduz uma oração cujo verbo está no infinitivo (número 1 da questão). Nesse caso, devemos usar o pronome pessoal no caso reto (eu, tu, ele(a), nós, vós, eles(as)), pois esse pronome pode estar exercendo função de sujeito da oração. Portanto, a opção certa é a C.
5 - Assinale o item que completa convenientemente as lacunas do trecho:
“A maxila e os dentes denotavam a decrepitude do burrinho; ………., porém, estavam mais gastos que ………. .”
a) esses, aquela
b) estes, aquela
c) estes, esses
d) aqueles, esta
e) estes, esses
Comentário: Nessa questão, é imprescindível saber que o pronome “este” refere-se ao termo mencionado em último lugar e o pronome “aquele” ao mencionado em primeiro lugar. Como a palavra “maxila” foi a primeira a ser mencionada, deve ser substituída por “aquela”, já a palavra “dentes” deve ser substituída por “estes”, pois foi citada por último. Portanto, a opção certa é a B.
6 - “Este inferno de amar – como eu amo! – / Quem mo pôs aqui n’alma … quem foi? / Esta chama que alenta e consome, / Que é a vida – e que a vida destrói – / Como é que se veio a atear, / Quando – ai quando se há-de apagar? (Almeida Garret)
No texto, os pronomes eu – quem – este, são, respectivamente:
a) indefinido – pessoal – indefinido \\\b) pessoal – interrogativo – demonstrativo
c) pessoal – indefinido – demonstrativo \\\ d) interrogativo – pessoal – indefinido
e) indefinido – pessoal – interrogativo
Comentário: O pronome “eu” é pessoal do caso reto; o pronome “quem”, nessa questão, é interrogativo, pois é utilizado para formular uma pergunta, e, por fim, o pronome “este” é um demonstrativo. O que poderia deixar maiores dúvidas dentre as opções é o emprego do pronome “QUEM”, pois possui três possíveis classificações, além de interrogativo, ele pode ser indefinido, quando se refere de maneira vaga à terceira pessoa do discurso, assim como pode ser um pronome relativo, quando vier precedido por preposição e referir-se a uma pessoa anteriormente mencionada no discurso. Portanto, a opção certa é a B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dicas para escrever o Relatório Psicopedagógico

DICAS PARA ESCREVER  RELATÓRIO PSICOPEDAGÓGICO O relatório psicopedagógico é diferente do relatório pedagógico em vários aspetos. O...