Morfologia: classes de palavras
variáveis e invariáveis: conceito, classificação e cargo
Em linguística, Morfologia é o estudo da estrutura, da
formação e da classificação das palavras. A peculiaridade da morfologia é
estudar as palavras olhando para elas isoladamente e não dentro da sua
participação na frase ou período. A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes
gramaticais.
São elas:
Substantivo, Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Preposição,
Conjunção e Interjeição.
Substantivo
Tudo
o que existe é ser e cada ser tem um nome, é a classe gramatical de palavras variáveis
- lugares: Alemanha, Porto
Alegre...; - sentimentos: raiva,
amor...; - estados: alegria,
tristeza...
Artigo
Artigos Definidos - Determinam os substantivos de maneira
precisa: o, a, os, as.
Artigos Indefinidos - Determinam os substantivos de maneira vaga: um,
uma, uns, umas.
Adjetivo
É
a palavra que expressa uma qualidade ou característica do ser e se
"encaixa" diretamente ao lado de um substantivo. - brasileiro,
escuro, magro, cômico; luso-brasileiro, castanho-escuro, amarelo-canário;
belo, bom, feliz, puro; belíssimo, bondoso, magrelo.
Numeral
Numeral é
a palavra que indica os seres em termos numéricos. – Ex.: Os quatro últimos
ingressos foram vendidos há pouco. - [quatro: numeral = atributo
numérico de "ingresso"]
Pronome
Pronome é
a palavra que se usa em lugar do nome, ou a ele se refere, ou ainda, que
acompanha o nome qualificando-o de alguma forma. – Ex.: A moça era mesmo
bonita. Ela morava nos meus sonhos!; A moça que morava
nos meus sonhos era mesmo bonita!; Essa moça morava nos meus sonhos!;
Minha carteira
estava vazia quando eu fui assaltada - [minha/eu: pronomes de
1ª pessoa = aquele que fala];
Tua carteira
estava vazia quando tu foste assaltada? [tua/tu: pronomes de
2ª pessoa = aquele a quem se fala];
A
carteira dela estava vazia quando ela foi
assaltada. [dela/ela: pronomes de 3ª pessoa = aquele de quem se fala].
ATENÇÃO:
“ESTE, ESSE E AQUELE”.
Verbo
É a classe de palavras que se flexiona em pessoa,
número, tempo, modo e voz. Pode indicar, entre outros processos: ação (correr);
estado (ficar); fenômeno (chover); ocorrência (nascer);desejo (querer).
Radical: é
a parte invariável, que expressa o significado essencial do verbo. Por exemplo:
fal-ei; fal-ava; fal-am.
(radical fal-)
Tema: é
o radical seguido da vogal temática que indica a conjugação a que pertence o
verbo. Por exemplo: fala-r
São três as conjugações:
1ª - Vogal Temática - A - (falar)
2ª - Vogal Temática - E - (vender)
3ª - Vogal Temática - I - (partir)
Advérbio (palavras invariáveis)
Compare
estes exemplos:
O ônibus chegou.
O ônibus chegou ontem.
A palavra ontem acrescentou ao
verbo chegou uma circunstância de tempo: ontem é
um advérbio.
Marcos jogou bem.
Marcos jogou muito bem.
A palavra muito intensificou o
sentido do advérbio bem: muito, aqui, é um
advérbio.
A criança é linda.
A criança é muito linda.
A palavra muito intensificou a
qualidade contida no adjetivo linda: muito,
nessa frase, é um advérbio.
Preposição (palavras invariáveis)
Preposição é
a palavra que estabelece uma relação entre dois ou mais termos da oração.
As preposições simples são as
preposições essenciais para criar uma frase com o verbo transitivo
indireto: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, durante, em,
entre, para, perante, por, salvo, segundo, sem, sob, sobre, trás.
Os amigos de João estranharam
o seu modo de vestir.
amigos de João / modo de
vestir: elementos ligados por
preposição.
de: preposição
A hora das refeições é
sagrada. - Ela esperou com entusiasmo aquele
breve passeio. - Alguém passou por aqui.
Conjunção (palavras invariáveis)
(...) que liga duas orações
ou dois termos semelhantes de uma mesma oração.
A menina segurou a
boneca e mostrou quando viu
as amiguinhas.
Gosto de natação e de futebol.
Interjeição (palavras invariáveis)
Interjeição é a palavra invariável que exprime emoções,
sensações, estados de espírito, ou que procura agir sobre o interlocutor,
levando-o a adotar certo comportamento sem que, para isso, seja necessário
fazer uso de estruturas linguísticas mais elaboradas.
Droga!
Preste atenção quando eu estou falando!
Ai! Ai! Ai! Machuquei meu pé...
Ah, como eu queria voltar a ser criança!
Hum! Esse pudim estava maravilhoso!
Puxa! Ganhei o maior prêmio do sorteio! - tom da
fala: euforia
Puxa! Hoje não foi meu dia de sorte! - tom da
fala: decepção
Em se tratando delas, das classes
gramaticais, um dos aspectos que lhes são inerentes diz respeito à flexão e não
flexão das palavras, iremos falar um pouco mais acerca das palavras variáveis e das palavras invariáveis.
Cabe, portanto, ressaltar que as palavras
variáveis são aquelas que sofrem variações em sua
forma, o que resulta nas chamadas desinências nominais de gênero e de número, bem como nas
desinências verbais, de modo, tempo, número e
pessoa.
Dessa forma, nada melhor que
analisarmos alguns exemplos, tornando nosso aprendizado ainda mais efetivo: desinências nominais;
Exemplos:
Ele é um menino esperto.
– gênero masculino, o que nos permite concluir que há a
ausência de desinência.
Ela é uma garota esperta.
– Constatamos agora o gênero feminino e a desinência
“a”.
Mário é um rapaz educado.
– Em se tratando do número, afirmamos ser tal elemento
demarcado no singular, bem como constatamos a ausência de desinência.
Eles são uns rapazes educados.
– constatamos se tratar de um número plural associado à
presença da desinência “s”.
Agora, referindo-nos às desinências verbais, constata-se que elas são
representadas pelas desinências de modo e
tempo (DMT) e pelas desinências de
número e pessoa (DNP). Observemos então o exemplo que segue:
Estávamos com muita saudade de todos vocês.
- va – DMT - desinência modo-temporal indicando o pretérito
imperfeito do modo indicativo.
- mos – DNP – desinência número-pessoal indicando a primeira
pessoa do plural (nós).
Para completar nossos estudos
acerca do caso em questão cumpre afirmar que palavras invariáveis, como nos
revela o próprio nome, são aquelas que não sofrem flexão nenhuma,
demarcadas pelos advérbios,
preposições, conjunções e interjeições.
EXERCÍCIOS
1 - A frase em que há erro quanto ao emprego do pronome lhe é:
a) Nunca lhe diria mentira.
b) Ter-lhe-iam falado a meu respeito?
c) Louvemos-lhe, porque ele o merece.
d) De Fernando só lhe conhecia a fama.
e) Sei que não lhe agrada essa conversa.
b) Ter-lhe-iam falado a meu respeito?
c) Louvemos-lhe, porque ele o merece.
d) De Fernando só lhe conhecia a fama.
e) Sei que não lhe agrada essa conversa.
Comentário: O uso do pronome oblíquo “lhe” é de
ordem regencial. Esse pronome é substituto dos objetos indiretos, ou seja, dos
complementos que possuem preposição. Já os pronomes “o”, “a”, “os”, “as” são
substitutos dos objetos diretos. Nessa questão, a letra C é a correta, pois o
verbo “louvar” é transitivo direto, portanto, não pode ter seu objeto
substituído pelo “lhe”.
2 - Marque a opção em que a forma pronominal utilizada está INCORRETA.
a) É difícil, para mim, praticar certos
exercícios físicos.
b) Ainda existem muitas coisas importantes para eu fazer.
c) Os chinelos da aposentadoria não são para ti.
d) Quando a aposentadoria chegou, eu caí em si.
e) Para tu não teres aborrecimentos, evita o excesso de velocidade.
b) Ainda existem muitas coisas importantes para eu fazer.
c) Os chinelos da aposentadoria não são para ti.
d) Quando a aposentadoria chegou, eu caí em si.
e) Para tu não teres aborrecimentos, evita o excesso de velocidade.
Comentário: O pronome reflexivo indica que o
sujeito pratica e recebe a ação. No caso da questão 2, a opção D está
incorreta, pois o pronome que deveria ser utilizado é o “MIM”, já que a oração
está na primeira pessoa do singular. O pronome reflexivo “SI” é referente à 3ª
pessoa do singular. Portanto, se a frase fosse “Ele caiu em si”, estaria
correto.
3 - Em “O casal de índios levou-os
à sua aldeia, que estava deserta, onde
ofereceu frutas aos convidados”, temos:
a) dois pronomes possessivos e dois pronomes pessoais.
b) um pronome pessoal, um pronome possessivo e dois pronomes relativos
c) dois pronomes pessoais e dois pronomes relativos.
d) um pronome pessoal, um pronome possessivo, um pronome relativo e um pronome interrogativo.
e) dois pronomes possessivos e dois pronomes relativos.
b) um pronome pessoal, um pronome possessivo e dois pronomes relativos
c) dois pronomes pessoais e dois pronomes relativos.
d) um pronome pessoal, um pronome possessivo, um pronome relativo e um pronome interrogativo.
e) dois pronomes possessivos e dois pronomes relativos.
Comentário: Temos um pronome pessoal oblíquo
átono em “levou-os”; um pronome possessivo “sua”;
e dois pronomes relativos “que” e “onde”.
Portanto, a opção certa é a B.
4 - Complete com os pronomes e indique a opção
correta, dentre as indicadas abaixo:
1. De repente, deu-lhe um livro para ………. ler.
2. De repente, deu um livro para ………. .
3. Nada mais há entre ………. e você.
4. Sempre houve entendimentos entre ………. e ti.
5. José, espere vou ………. .
2. De repente, deu um livro para ………. .
3. Nada mais há entre ………. e você.
4. Sempre houve entendimentos entre ………. e ti.
5. José, espere vou ………. .
a) ele, mim, eu, eu, consigo
b) ela, eu, mim, eu, contigo
c) ela, mim, mim, mim, com você
d) ela, mim, eu, eu, consigo
e) ela, mim, eu, mim, contigo
b) ela, eu, mim, eu, contigo
c) ela, mim, mim, mim, com você
d) ela, mim, eu, eu, consigo
e) ela, mim, eu, mim, contigo
Comentário:
Nessa questão é necessário saber que, após uma preposição, devemos usar os
pronomes oblíquos tônicos (mim, comigo, ti, contigo, ele, ela, nós, conosco,
vós, convosco, eles, elas). Por isso, esses pronomes exercem função sintática
de objeto indireto da oração. No entanto, há construções em que a preposição
que antecede o pronome também introduz uma oração cujo verbo está no infinitivo
(número 1 da questão). Nesse caso, devemos usar o pronome pessoal no caso reto
(eu, tu, ele(a), nós, vós, eles(as)), pois esse pronome pode estar exercendo
função de sujeito da oração. Portanto, a opção
certa é a C.
5 - Assinale o item que completa convenientemente as lacunas do
trecho:
“A maxila e os dentes denotavam a decrepitude do burrinho; ………., porém,
estavam mais gastos que ………. .”
a) esses, aquela
b) estes, aquela
c) estes, esses
d) aqueles, esta
e) estes, esses
b) estes, aquela
c) estes, esses
d) aqueles, esta
e) estes, esses
Comentário: Nessa questão, é imprescindível
saber que o pronome “este” refere-se ao termo mencionado em último
lugar e o pronome “aquele” ao mencionado em primeiro lugar. Como a
palavra “maxila” foi a primeira a ser mencionada, deve ser substituída por
“aquela”, já a palavra “dentes” deve ser substituída por “estes”, pois foi
citada por último. Portanto, a opção certa é a B.
6 - “Este inferno de amar – como eu amo! – / Quem mo pôs
aqui n’alma … quem foi? / Esta chama que alenta e consome, / Que é a vida – e
que a vida destrói – / Como é que se veio a atear, / Quando – ai quando se
há-de apagar? (Almeida Garret)
No texto, os pronomes eu – quem
– este, são, respectivamente:
a) indefinido – pessoal – indefinido \\\b) pessoal – interrogativo –
demonstrativo
c) pessoal – indefinido – demonstrativo \\\ d) interrogativo – pessoal – indefinido
e) indefinido – pessoal – interrogativo
c) pessoal – indefinido – demonstrativo \\\ d) interrogativo – pessoal – indefinido
e) indefinido – pessoal – interrogativo
Comentário:
O pronome “eu” é pessoal do caso reto; o pronome “quem”, nessa questão, é
interrogativo, pois é utilizado para formular uma pergunta, e, por fim, o
pronome “este” é um demonstrativo. O que poderia deixar maiores dúvidas dentre
as opções é o emprego do pronome “QUEM”, pois possui três possíveis
classificações, além de interrogativo, ele pode ser indefinido, quando se
refere de maneira vaga à terceira pessoa do discurso, assim como pode ser um
pronome relativo, quando vier precedido por preposição e referir-se a uma
pessoa anteriormente mencionada no discurso. Portanto,
a opção certa é a B.
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