segunda-feira, 25 de setembro de 2017

O Interacionismo de Jean Piaget (1896-1980)


O Interacionismo de Jean Piaget (1896-1980)

Biólogo, Psicólogo e Epistêmico Suiço

- Ênfoque teórico construtivista e cognitivista: a maturação biológica estabelece as pré-condições para o desenvolvimento cognitivo.

estruturas mentais - esquemas cognitivos

Desenvolvimento em processo contínuo de trocas entre organismo vivo e meio ambiente por meio da ação.

O conhecer tem a sua ideia central na ação entre "S -- O" 

- O desenvolvimento cognitivo projetando-se em sucessivos processos de equilibração, em quatro fases distintas da inteligência humana:

1 - Sensório-motora (0 - 2 anos) - A criança está presa ao aqui-e-agora da situação, baseia-se exclusivamente em suas percepções sensoriais e em esquemas motores para resolver problemas. Se subdivide em seis estágios: Período reflexo (0 - 1 mês); Reações circulares primárias (1 - 4 meses); Reações circulares secundárias (4 - 8 meses); Coordenação de esquemas secundários (8 - 12 meses); Reações circulares terceárias (12 - 18 meses); Início do pensamento representativo.(MARTURANO, 2008)

2 - Pré-operatória (2 - 7 anos) - Marcada pelo aparecimento da linguagem oral, começa a estruturar pensamentos através de esquemas da ação interiorizados - representativos ou simbólicos - sendo capaz de ter uma ideia pré-existente sobre algo, substitui o boneco pelo bebê, imita a mãe usando sapato e bolsa, por exemplo.

3 - Operatório-concreta (7 - 13 anos) - A criança está pronta para iniciar o processo de aprendizagem sistemática. As ações interiorizadas tornam-se mais reversíveis (móveis e flexíveis), não confunde mais o real com o fantástico e interage melhor com o mundo ao seu redor, o pensamento é menos egoísta.

4 - Operatório-formal ou abstrato (após os 13 anos) - raciocina logicamente, pensa com a realidade concreta e possível, chega ao raciocínio hipotético-dedutivo que lhe permitirá estender seu pensamento ao infinito.



TENDÊNCIA PEDAGÓGICA EM PIAGET - LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA

POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA AS TEORIAS PIAGETIANAS


PAPEL DA ESCOLA - A finalidade da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social. A auto-educação, o aluno educa-se em processo ativo de construção e reconstrução do objeto em interação entre as estruturas cognitivas do indivíduo e estruturas do ambiente. 

CONTEÚDOS DE ENSINO - "Aprende a aprender"; Mais valor a processos mentais e habilidades cognitivos que a conteúdos, geralmente são estabelecidos em função de experiências que o sujeito vivencia frente a desafios cognitivos e situações problemáticas.

MÉTODOS - Variam, geralmente partem de atividades adequadas à natureza do aluno e as etapas de seu desenvolvimento.

RELAÇÃO PROFESSOR  E ALUNO - O papel do professor é auxiliar no desenvolvimento livre e espontâneo da criança. A disciplina surge dos limites da vida em grupo a partir da consciência. O aluno disciplinado é solidário, participante e respeitador das regras do grupo. Propicia um clima harmonioso entre professores e alunos, para formar a "vivência democrática", como vida em sociedade.

PRESSUPOSTOS DE APRENDIZAGEM - Aprender como atividade de descoberta, a auto-aprendizagem, sendo o ambiente estimulador. É fundamental que a situação problemática corresponda aos interesses dos alunos, a aspectos motivacionais internos. A avaliação é fluída e tenta ser eficaz na medida que o professor reconhece os esforços e êxitos dos alunos. A prova não prova que o aluno domina os conhecimentos.

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