Mal do Século XXI - Síndrome do Pensamento Acelerado
- Para um bom começo de conversa é preciso falar sobre o teatro social e teatro psíquico, citados pelo nosso querido e excelentíssimo Augusto Cury, em seu livro "O código da Inteligência: a formação de mentes brilhantes e a busca pela excelência emocional e profissional.
- No teatro psíquico está tudo o que percebemos, sentimos, pensamos, experimentamos, tornam-se tijolos na construção dessa plataforma de formação do Eu.
"Eis o grande paradoxo: o homo sapiens, ao longo da história, aprendeu a decifrar sua inteligência para atuar no teatro social, mas não aprendeu a decifrá-la para atuar no teatro psíquico, gerir sua peça intelectual. Somos tímidos espectadores onde deveríamos ser ágeis atores." p. 23
- O ser humano atual se preocupa com tudo o que faz, com a segurança por exemplo, mas não é seguro. Tem fechaduras em portas, em janelas e muitas senhas, porém, não têm a mesma proteção psíquica contra "os ataques de dentro", contra os pensamentos controladores, a hiperconstrução de pensamentos, a SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado).
Ao contrário do que muitos profissionais da saúde pensam, não é apenas a qualidade dos pensamentos que gera o adoecimento psíquico, mas sobretudo, a quantidade exacerbada deles
- Augusto Cury descobriu a SPA e se preocupa em saber que grande parte da população mundial nas sociedades modernas, das crianças aos idosos, são acometidos por ela.
- Principais causas da SPA:
1) Excesso de informações: no passado, elas dobravam a cada dois séculos, hoje em dia, a cada cinco anos;
2) Excesso de estímulos visuais e sonoros da televisão;
3) Excesso de estímulos advindos dos computadores, celulares, games ...;
4) Excesso de atividades e compromissos (cursos, atualização profissional ...);
5) Competição predatória, paranoia pelo sucesso a qualquer custo, compulsão por ser o número 1.
Principais sintomas da SPA:
1) Irritabilidade;
2) Flutuação emocional;
3) Inquietação;
4) Intolerância e contrariedades;
5) Défict de concentração;
6) Esquecimento;
7) Fadiga excessiva;
8) Sono não repador gerando cansaço ao despertar;
9) Sintomas psicossomáticos: dores de cabeça, dores musculares, quedas de cabelo, gastrite e outros.
- A SPA não é um estresse corriqueiro e temporário, é uma exacerbação da construção de pensamentos que gera ansiedade crônica e insatisfação prolongada. O excesso de pensamentos, preocupações e ideias não apenas é uma fonte de inquietação, mas de insatisfação. Mas as pessoas sorriem.
As emoções prazerosas não são estáveis nem profundas e, por isso, ansiedade e desprazer são cardápios comuns do ser humano moderno
Dica de Leitura: https://escoladainteligencia.com.br/dica-ei-a-sindrome-do-pensamento-acelerado/
Nenhum comentário:
Postar um comentário