sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

História da Educação Ambiental - ONU



1945
ONU

A criação da Organização das Nações Unidas (ONU) se deu em fevereiro de 1945, na cidade de São Francisco, EUA, como resultado das conferências de paz realizadas no final da Segunda Guerra Mundial. Assinaram inicialmente a Carta das Nações Unidas 50 países, excluindo os que haviam feito parte do Eixo;

-
1960
Movimentos Sociais

Representou a realização de projetos culturais e ideológicos alternativos lançados em 1950, marcado pelo moralismo rígido da sociedade - em voga o Sonho Americano  da juventude do Rock de garagem, o surf music, os movimentos de cinema e de teatro de vanguarda, inclusive no Brasil;
Em duas etapas:
- 1960 à 1965 - sabor da inocência e lirismo nas manifestações sócio-culturais e na política é evidente o idealismo e o entusiasmo no espírito de luta do povo;
- 1966 à 1968 - com um tom mais ácido, revela as experiências com drogas, a perda da inocência, a revolução sexual e os projetos juvenis contra a ameaça de endurecimento dos governos;

-
1972
I Conferência Mundial Sobre Homem e o Meio Ambiente—ESTOCOLMO na Suécia

Foi a primeira atitude mundial de tentar preservar o meio ambiente;

Conceito de Desenvolvimento Sustentável - embriões

Em 1972 foi realizada a Conferência de Estocolmo com o objetivo de conscientizar a sociedade a melhorar a relação com o meio ambiente e assim atender as necessidades da população presente sem comprometer as gerações futuras;

Discussões em pauta:

- Tamanho da população mundial;
- Poluição atmosférica;
- Uso de recursos Naturais Renováveis e Não-Renováveis.

(Presença de 113 países e 400 instituições governamentais e não-governamentais)

Discussão importante sobre o uso devido dos recursos naturais pelo homem, de que grande parte não serão renováveis quando removidos da natureza em grande quantidade, comprometendo as gerações futuras.

-
1992
Conferência das Nações Unidas Sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento—ECO-92—Rio de Janeiro

Foi o momento que a comunidade política internacional admitiu claramente a conciliação do desenvolvimento socioeconômico com a utilização dos recursos da natureza que ficou conhecida como Rio-92, Eco-92 ou Cúpula da Terra —, 20 anos depois da conferência em Estocolmo, Suécia;

(Presença de 179 países)

"Se todas as pessoas almejarem o mesmo padrão de vida dos países desenvolvidos, não haverá recursos a todos"
"Atualmente somos (+ ou -) 7 bilhões de humanos na Mãe Terra"

Ficou acordado a busca de um modelo de desenvolvimento que seja sustentável, inclusive em relação aos padrões de consumo;

Teve como resultado a produção dos documentos oficiais fundamentais:

* A Carta da Terra;
* Três Convenções:
- Sobre Diversidade Biológica e Proteção da Biodiversidade;
- Combate a Desertificação; e,
- Sobre Mudanças Climáticas;
* A Declaração de Princípios sobre Florestas;
* A Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento; e, a
* A Agenda 21.

-
1997
Protocolo de KYOTO—Redução de Gases dos países do NORTE—Japão

Estabelecidas metas da redução de gases-estufa na atmosfera poluentes nos Países do Norte, por parte dos países industrializados, além de criar formas de desenvolvimento de maneira menos impactante aos países em desenvolvimento;

Não são homogêneas a todos os países, colocando níveis diferenciados de redução para os 38 países que mais emitem gases - União Européia em 8%, Estados Unidos em 7% e no Japão em 6%

(Países em desenvolvimento como o Brasil, México, Argentina, Índia e, principalmente, China, não receberam nesse momento metas de redução).

-
2002
Conferência das Nações Unidas e Desenvolvimento Sustentável em Joannesburgo—África do Sul– RIO+10

(Reuniu representantes de 189 países para discutir a preservação do meio ambiente, saneamento básico, saúde, fornecimento de água, dentre outros)

Rediscutir as propostas da "Agenda 21 - Rio - 92" para os Governos e Cidadãos;

Problemas ambientais globais como poluição, mudança climática, destruição da camada de ozônio, uso e gestão de recursos marinhos e de água doce, desmatamento, desertificação e degradação do solo, resíduos perigosos e a perda da diversidade biológica;

Não foram significativos, pois, os países desenvolvidos não cancelaram as dívidas das nações mais pobres - os Estados Unidos, por exemplo, não assinaram o acordo que previa o uso de 10% de fontes renováveis (eólica, solar, dentre outros);

-
2010
 Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas ou CIMEIRA DE CANCÚN—MÉXICO-(16ª COP)

Objetivo: Avançar na redução de emissões de gases;

Entre as decisões do chamado "Acordo de Cancún" - buscar ações concretas para proteger as florestas, que representam quase um quinto das emissões de carbono;

(estiveram presentes 194 países)

Houve acordos e medidas que preveem:
* A criação do "Fundo Verde" a partir de 2020;
* Um mecanismo de proteção das florestas tropicais;
* "Fortes Reduções" das emissões de CO2;
* Garantias de ações do Protocolo de Kyoto;

Infelizmente, não há um mecanismo que force os Estados Unidos e China a reduzirem suas emissões de gases causadores do efeito estufa. 

-
2012
RIO+20– Preservação do Planeta—Sustentabilidade para os Próximos 20 anos—Rio de Janeiro

Objetivo: renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável e o tratamento de temas novos e emergentes;

Dois temas principais:

1 * A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e,

2 * A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.

Desenvolvimento Sustentável prevê a integração entre economia, sociedade e meio ambiente - inclusão social e a proteção ambiental;

** Gestão do Lixo - grande desafio dos governos;
** Crédito de Carbono - negociação a cada tonelada livre entre países.

-
2015-
Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas- (COP-21)- Paris—França

Objetivo: um novo acordo internacional sobre o clima, aplicável a todos os países para manter o aquecimento global abaixo dos 2º C;

Observações sobre as COP's:

A Conferência das Partes (COP), constituída por todos os Estados Partes são decisórias nas Convenções e reúnem-se a cada ano em uma sessão global para negociar metas de combate às mudanças climáticas;

Todas as decisões são tomadas por unanimidade pelos Estados Partes ou por consenso.


Link's de consulta:

https://nacoesunidas.org/
https://nacoesunidas.org/pos2015/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dicas para escrever o Relatório Psicopedagógico

DICAS PARA ESCREVER  RELATÓRIO PSICOPEDAGÓGICO O relatório psicopedagógico é diferente do relatório pedagógico em vários aspetos. O...