segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

O Paradigma do Conhecer em 7 C's


O paradigma do Conhecer em 7 C's

Aprender supõe reconhecer-se criatura - criadora - autora;

Precisamos de um ensinante que se mostre conhecendo e não conhecedor; que se mostre pensante e não que exiba e imponha o que pensa;

São muito importante os quatro últimos C's:

- Complexo;
- Contextualizado;
- Conflitivo e Questionado;
- Criativo.


A escola precisa ser um lugar, por excelência, de reflexão, onde possa se desenvolver a autonomia a autoria de pensar das crianças;

A autoria de pensamento é uma condição una para que o indivíduo possa sentir-se livre, de forma situada e localizada historicamente.

Cada vez mais, parece que vivemos o "mal estar da cultura atual", onde o sujeito nas suas relações sociais, políticas, econômicas e tecnológicas, parece estar adormecido do pensamento crítico;

Enquanto ensinantes e aprendentes, precisamos ser capazes de reconhecer a nossa capacidade pensante, seja quando fazemos uma atividade, quando ficamos em silêncio ou mesmo apáticos;

A arte do professor é saber descobrir e mostrar a seus alunos o quanto eles pensam, inclusive sem perceberem isso.


Bibliografia:

FERNÁNDEZ, Alícia. O saber em jogo: A psicopedagogia propiciando autorias de pensamento. [Tradução: Neusa kern Hickel]. - Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dicas para escrever o Relatório Psicopedagógico

DICAS PARA ESCREVER  RELATÓRIO PSICOPEDAGÓGICO O relatório psicopedagógico é diferente do relatório pedagógico em vários aspetos. O...