O paradigma do Conhecer em 7 C's
Aprender supõe reconhecer-se criatura - criadora - autora;
Precisamos de um ensinante que se mostre conhecendo e não conhecedor; que se mostre pensante e não que exiba e imponha o que pensa;
São muito importante os quatro últimos C's:
- Complexo;
- Contextualizado;
- Conflitivo e Questionado;
- Criativo.
A escola precisa ser um lugar, por excelência, de reflexão, onde possa se desenvolver a autonomia a autoria de pensar das crianças;
A autoria de pensamento é uma condição una para que o indivíduo possa sentir-se livre, de forma situada e localizada historicamente.
Cada vez mais, parece que vivemos o "mal estar da cultura atual", onde o sujeito nas suas relações sociais, políticas, econômicas e tecnológicas, parece estar adormecido do pensamento crítico;
Enquanto ensinantes e aprendentes, precisamos ser capazes de reconhecer a nossa capacidade pensante, seja quando fazemos uma atividade, quando ficamos em silêncio ou mesmo apáticos;
A arte do professor é saber descobrir e mostrar a seus alunos o quanto eles pensam, inclusive sem perceberem isso.
Bibliografia:
FERNÁNDEZ, Alícia. O saber em jogo: A psicopedagogia propiciando autorias de pensamento. [Tradução: Neusa kern Hickel]. - Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário