domingo, 25 de fevereiro de 2018

O Ato de Produção – Pensável, Não-Pensável e Impensável



O Ato de Produção – Pensável, Não-Pensável e Impensável


Não percebemos ainda a menina ou menino que aprende como uma necessidade sócio-cultural de interação do ser-estar-sentir e agir no mundo.

A família esconde algo ou omite informações que são importantes durante a formação da personalidade desta criança¿

Segundo (ORLANDI, 1990), “[...] o sujeito só se faz autor se o que produz for interpretável; ele inscreve sua formulação no interdiscurso, historia seu dizer ... porque assume sua posição de autor ‘se representa nesse lugar’, produz um fato interpretativo. Aquele que só repete ‘exercício mnêmico’ não o consegue”.

Foucault trabalha a “noção de autoria” a partir da Análise do Discurso, Orlandi trabalha analisando o discurso toda vez que o produtor da linguagem representa-se na origem, produzindo um texto com unidade, coerência, progressão e finalidade.


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Pensável

Segundo (FERNÁNDEZ, 2001), “Pensar supõe responsabilizar-se pelo pensado”.
Em (ORLANDI, 1990), “O autor responde pelo que diz, faz ou escreve, pois se supõe que está em sua origem.”

Para pensar, as situações precisam ser plausíveis de serem pensadas.


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Não-Pensável

Estes dificultam o pensar, não são limites, mas funcionam como buracos, espaços vazios e esvaziadores. Impõe a proibição do pensar e funcionam como obstáculo da aprendizagem.

Os problemas de aprendizagem se alimentam nesse StandHall a partir de um quantum de angústia que pode cobrir, tapar, bloquear, inibir ou penetrar o desejo de conhecer.

Certas questões estão fora da possibilidade de serem pensadas, seja para uma pessoa ou para uma cultura. Os não-pensáveis recobrem-se de mitos e quando estendem-se e congelam-se no sujeito, produzem “sintomas” ou “inibição cognitiva”.


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Impensável

Segundo (FERNÁNDEZ, 2001), “Um não-pensável não é o mesmo que um impensável”.
Estes se conectam com os limites da própria capacidade de pensar.

A cultura tem seus não-pensáveis ou impensáveis. Os impensáveis são possibilitadores e os não-pensáveis atuam como obstáculos.

A morte, por exemplo, é um impensável. O que nos provoca a pensar e, em certas circunstância, do não pensar. Um não-pensável em nossa cultura é a morte de um filho porque não existe denominação para tanto. Há, sim, “órfão” e “viúvo”.

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Educacionalmente,
avançamos quando atribuímos ao erro como algo construtivo no processo de ensino e aprendizagem; quando não culpabilizamos a criança pelo seu não-aprender e por não castigá-las, porém, nos falta avançar no sentido da apropriação da autoria e responsabilidade dos saberes construídos pela criança.

Assim, torna-se necessário que “Um Outro”, que pode ser mediador-ensinante do processo de ensino e aprendizagem, acompanhe o aprendente, reconhecendo-o como autor de seu discurso.


Fonte:
FERNÁNDEZ, Alícia. O saber em jogo: A psicopedagogia propiciando autorias de pensamento. [Tradução: Neusa Kern Hickel]. - Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

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