Roteiro básico para Plano de Aula
(Cada aula obedecerá a um plano específico)
I.
Disciplina-Plano de
Aula: ___________________________________________________
Data:
___________
|
II.
Dados de
Identificação:
Escola:
__________________________________________________________________________
Professor(a):
_____________________________________________________________________
Disciplina:
_______________________________________________
Série - Ano: ______________________
Turma: ___________________
Período: __________________
|
III.
Tema:
- o tema específico a ser
desenvolvido nesta aula
-
conceito fundamental: referência sucinta de base historiográfica que sustenta
o tema
|
IV.
Objetivos: a serem alcançados pelos alunos:
- Objetivo geral: projeta resultado geral relativo a
execução de conteúdos e procedimentos;
- Objetivos específicos: especificam resultados esperados
observáveis (geralmente de 3 a 4).
OBS.: começa-se sempre com verbos
indicativos:
-
ao nível de conhecimento – associar,
comparar, contrastar, definir, descrever, diferenciar, distinguir,
identificar, indicar, listar, nomear, parafrasear, reconhecer, repetir,
redefinir, revisar, mostrar, constatar, sumariar, contar;
-
ao nível de aplicação – calcular,
demonstrar, tirar ou extrair, empregar, estimar, dar um exemplo, ilustrar,
localizar, medir, operar, desempenhar, prescrever, registrar, montar,
esboçar, solucionar, traçar, usar;
- ao nível de solução de problemas – advogar, desafiar, escolher, compor,
concluir, construir, criar, criticar, debater, decidir, defender, derivar,
desenhar, formular, inferir, julgar, organizar, propor, ordenar ou
classificar, recomendar.
|
V.
Conteúdo: conteúdos programados para a aula
organizados em tópicos (de 4 a 8)
|
VI.
Desenvolvimento do tema: descrição da
abordagem teórica e prática do tema
|
VII.
Recursos didáticos: (quadro, giz,
retro-projetor, etc.) e fontes histórico-escolares (filme, música,
quadrinhos, etc.)
|
VIII.
Avaliação: pode ser realizada com diferentes
propósitos (diagnóstica, formativa e somativa).
- atividades (ex: respostas às perguntas-problema ao
final da aula, discussão de roteiro, compreensão de gravuras, trabalho com
documentos, etc.)
- critérios adotados para
correção das atividades.
|
XIX. Bibliografia: indicar toda a bibliografia consultada
para o planejamento da aula dividindo-a entre
básica e complementar.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário