quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Roteiro Básico de Plano de Aula


Roteiro básico para Plano de Aula
(Cada aula obedecerá a um plano específico)

I.              Disciplina-Plano de Aula: ___________________________________________________
Data: ___________

II.            Dados de Identificação:

Escola: __________________________________________________________________________
Professor(a): _____________________________________________________________________
Disciplina: _______________________________________________
Série - Ano: ______________________
Turma: ___________________
Período: __________________

III.           Tema:

- o tema específico a ser desenvolvido nesta aula
- conceito fundamental: referência sucinta de base historiográfica que sustenta o tema

IV.           Objetivos: a serem alcançados pelos alunos:

- Objetivo geral: projeta resultado geral relativo a execução de conteúdos e procedimentos;
- Objetivos específicos: especificam resultados esperados observáveis (geralmente de 3 a 4).

OBS.: começa-se sempre com verbos indicativos:

- ao nível de conhecimento – associar, comparar, contrastar, definir, descrever, diferenciar, distinguir, identificar, indicar, listar, nomear, parafrasear, reconhecer, repetir, redefinir, revisar, mostrar, constatar, sumariar, contar;

- ao nível de aplicação – calcular, demonstrar, tirar ou extrair, empregar, estimar, dar um exemplo, ilustrar, localizar, medir, operar, desempenhar, prescrever, registrar, montar, esboçar, solucionar, traçar, usar;

- ao nível de solução de problemas – advogar, desafiar, escolher, compor, concluir, construir, criar, criticar, debater, decidir, defender, derivar, desenhar, formular, inferir, julgar, organizar, propor, ordenar ou classificar, recomendar.

V.                 Conteúdo: conteúdos programados para a aula organizados em tópicos (de 4 a 8)

VI.              Desenvolvimento do tema: descrição da abordagem teórica e prática do tema

VII.           Recursos didáticos: (quadro, giz, retro-projetor, etc.) e fontes histórico-escolares (filme, música, quadrinhos, etc.)

VIII.        Avaliação: pode ser realizada com diferentes propósitos (diagnóstica, formativa e somativa).

- atividades (ex: respostas às perguntas-problema ao final da aula, discussão de roteiro, compreensão de gravuras, trabalho com documentos, etc.)

- critérios adotados para correção das atividades.

XIX. Bibliografia: indicar toda a bibliografia consultada para o planejamento da aula dividindo-a entre  básica e complementar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dicas para escrever o Relatório Psicopedagógico

DICAS PARA ESCREVER  RELATÓRIO PSICOPEDAGÓGICO O relatório psicopedagógico é diferente do relatório pedagógico em vários aspetos. O...